Por Redação Gazeta do Cariri

O maior comando de motopatrulhamento do país vai ser expandido para mais de 80% da população do Ceará. A boa notícia foi dada através das redes sociais, nesta quarta-feira (23 de março de 2022), pelo governador Camilo Santana. Ele anunciou a expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar (PM) para as cidades cearenses com mais de 25 mil habitantes. Com isso, a maior parte da população cearense será atendida pelo grupamento especializado da PM. A previsão é que todas as cidades anunciadas sejam contempladas ainda em 2022.

O anúncio foi feito pelo governador ao lado da vice-governadora, Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; e do comandante do CPRaio, coronel PMCE Kilderlan Sousa.

Com o anúncio desta quarta, as cidades de Campos Sales, Milagres, Jardim e Caririaçu, ambas localizadas na região do Cariri, além de Redenção, Novo Oriente, Marco, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz também receberão bases do comando especializado. Atualmente, o Raio está em 59 municípios cearenses.

Em sua fala, Camilo Santana pontuou tudo que vem sendo feito para a melhoria dos indicadores criminais e para fortalecer a sensação de segurança dos cearenses. “Não temos medido esforços. Sei que é uma área desafiadora não só para o Ceará, mas para o Brasil inteiro. Isso exige muitos esforços e integração com outras áreas como o Poder Judiciário, órgãos federais e municipais. Temos trabalhado nas escolas de tempo integral e nas areninhas. E hoje nós vamos anunciar mais uma etapa do Raio a ser implementada. Isso é um planejamento e por isso estamos fazendo concursos públicos e estamos adquirindo motocicletas, além do treinamento que todas essas equipes passam”, disse.

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta a também expansão do Sistema de Videomonitoramento, o que permitiu uma atuação especializada de combate à criminalidade. Com a nova etapa, o CPRaio agora contará com 84 bases, 3.436 policiais militares em 1.853 motocicletas e 142 viaturas. Ao todo serão ainda 82 centrais de videomonitoramento e 3.843 câmeras interligadas em todo o Ceará.

Outras fases da expansão
Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas. A primeira expansão do Raio ocorreu em 2015, quando o então Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) foi implantado em todas as macrorregiões do Estado (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e Canindé).

Em 2018, a segunda fase da implantação contemplou cidades com mais de 50 mil habitantes do Ceará. Foram elas: Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi e Acopiara.

Em 2020, o já CPRaio passou a atuar em municípios cearenses com mais de 30 mil habitantes: Itarema, Jaguaribe, Itaitinga, Paracuru, Mauriti, Várzea Alegre, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ubajara, Paraipaba, Massapê, Bela Cruz, Jaguaruana, Ipueiras, Missão Velha, Nova Russas, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Icapuí e Aurora.

Post a Comment