Após cerca de dois anos de atividades remotas devido à pandemia da covid-19, as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Centros Técnicos (CVTecs) retomarão as aulas presenciais no dia 7 de março de 2022. As unidades são estruturas do Instituto Centec, que é vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

As Fatecs Cariri e Sertão Central, localizadas em Juazeiro do Norte e Quixeramobim, e os CVTecs Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante já estão preparados para receber os alunos, o que acontecerá graças a melhoria nos índices de transmissão em todas as regiões do Estado. A manutenção das aulas no formato presencial está condicionada ao acompanhamento dos números da pandemia da covid-19 no Ceará.

Conforme autorizado pelo Decreto Estadual Nº 34.523 de 2022, todos os alunos que já estão com o ciclo vacinal completo podem retomar às atividades presenciais. Aqueles que ainda não tomaram a vacina de acordo com o calendário de vacinação do seu município, deverão apresentar laudo médico que justifique a ausência de imunização e permanecerão no formato remoto.

Caso algum aluno, professor ou funcionário enfrente dificuldades relacionadas à saúde mental para o retorno presencial, a instituição recomenda que a pessoa procure a Coordenação ou o Setor Pedagógico da Fatec ou CVTec para que seja feita uma análise e acompanhamento individual de cada caso.

Para o acesso às dependências, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação de passaporte vacinal. Todas as unidades estão abastecidas com álcool em gel, sinalização educativa e tapete higienizante. Não será permitida a entrada de pessoas com sintomas gripais. Neste caso, professores, alunos e funcionários devem comunicar à coordenação a existência de sintomas.

Como ficam as aulas dos CVTs?
Os cursos dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) voltarão a ser ofertados no formato presencial entre a segunda quinzena de março e o começo de abril, em 28 unidades do Centec e para as populações residentes nos municípios e regiões circunvizinhas.

A maioria dos CVTs está desenvolvendo ações presenciais conjuntas com as prefeituras e outros parceiros desde 2021, como reuniões de planejamento, campanhas de vacinação contra a covid-19, doação de sangue com o Hemoce e aulas práticas nos laboratórios de ciências, sempre com os cuidados sanitários recomendados.

Post a Comment