Os municípios de Várzea Alegre e Carnaubal receberam mais apoio das Forças de Segurança, nesta terça-feira (15 de março de 2022). Os profissionais da Segurança Pública atuam de maneira ininterrupta nas regiões Norte e Cariri após as fortes chuvas registradas no Ceará. As ações contam com o auxílio de equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Entre as ações, famílias isoladas receberam mais de 200 quilos de insumos, entre kits de mantimentos, garrafões de água, leite e fraldas.

A aeronave Fênix 07 da base da Ciopaer, em Juazeiro do Norte, foi acionada para dar apoio à população ilhada na zona rural de Várzea Alegre. A Defesa Civil do Estado e a Prefeitura de Várzea Alegre realizaram as entregas de mantimentos e de água para os moradores atingidos. Quatro famílias ficaram ilhadas, em virtude das enchentes no município de Várzea Alegre. Elas se recusaram a sair das casas e pediram apoio com a entrega de alimentos e água. A Ciopaer realizou as entregas de dez kits de mantimentos, seis garrafões de água, quatro quilos de leite, além de fraldas.


“A Ciopaer foi acionada para prestar apoio à Defesa Civil do Estado do Ceará ainda em decorrência das fortes chuvas que assolaram o Sul do Estado. Algumas comunidades ainda estão isoladas, sem passagens para outras localidades, então foi necessário que tivéssemos alimentos e água potável para essas pessoas, que incluíam idosos e crianças”, destaca tenente-coronel Virgilio Ryozaburo Claudio Sawaki, piloto da Ciopaer.


Nas regiões afetadas, o Governo do Ceará, por meio da SSPDS, soma esforços para mitigar os danos às famílias desalojadas e ilhadas com equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil do Estado.

VÍDEO:


Cedro
Em Cedro, a Defesa Civil do Estado concluiu um mapeamento da situação atual do município. As ações na região ocorrem de maneira efetiva. Duas guarnições da Defesa Civil Estadual atuam nas áreas afetadas devido ao fato de 12 localidades terem sido afetadas após a barragem do açude Ubaldinho romper. 

“Nos municípios atingidos pelas grandes chuvas e rompimentos de barragens, as guarnições da Defesa Civil executaram os seguintes serviços: na cidade de Cedro, foi terminada a verificação de todos os danos causados e repassadas para a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, onde, após conversa com o coordenador municipal e com o vice-prefeito, a guarnição que estava na cidade de Cedro se deslocou para Várzea Alegre para dar apoio à guarnição que se encontra lá. Hoje, a guarnição de Várzea Alegre, além de verificar os danos, atuou com a Ciopaer para levar mantimentos e água a uma pequena comunidade que se encontrava ilhada. Os moradores estavam há alguns dias sem água e alimentos em virtude da inundação, não tinha via de acesso dessa comunidade até chegar à cidade. Na cidade de Carnaubal, toda a análise de danos na cidade foi finalizada para ser repassado a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para que esta possa tomar as devidas providências”, explica o tenente-coronel Albert Arruda, coordenador estadual da Defesa Civil.

Post a Comment