O município de Lavras das Mangabeiras, na Região do Cariri, recebeu chuva de 120 milímetros entre 7h de quinta-feira (3 de março de 2022) e 7h desta sexta-feira (4). Com as precipitações, o Rio Salgado que passa pela cidade, registrou cheia. O Rio Salgado é o principal afluente do Rio Jaguaribe. As águas que caem na Região do Cariri também contribuem para a recarga do Açude Castanhão, principal responsável por abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O Rio Salgado nasce na Chapada do Araripe, em Crato, com o nome de Rio da Batateira. Sua bacia hidrográfica está espalhada pelas cidades de Icó, Cedro, Umari, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati.

VÍDEO:


Além de Lavras da Mangabeira, choveu em 68 municípios cearenses, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Outros dois municípios registraram chuvas acima de 100 milímetros. Todos localizados na Região do Cariri: Granjeiro (107 milímetros) e Várzea Alegre (106 milímetros).

Veja outros destaques:

Granjeiro (Posto: NOVO GRANGEIRO) : 107mm
Várzea Alegre (Posto: RIACHO VERDE) : 106mm
Ipaumirim (Posto: IPAUMIRIM) : 92mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: MANGABEIRA) : 91mm
Várzea Alegre (Posto: BOA VISTA) : 91mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: ARROJADO) : 84mm
Cedro (Posto: EMATERCE) : 71mm
Aurora (Posto: SANTA VITORIA – LAGES) : 70mm
Ipaumirim (Posto: CANAUNA) : 60mm

Previsão para o fim de semana
Sobre as chuvas, a Funceme afirma haver nuvens associadas à chuva no Ceará. A previsão do tempo para o estado até domingo é que as chuvas ocorram em todas as macrorregiões com intensidade variando de fraca a moderada (ocasionalmente forte no Sul), porém de forma isolada e passageira, com exceção do centro-sul, onde as chuvas podem ocorrer em uma área maior.

Para o restante da sexta, as chuvas na Ibiapaba e no sul do estado tendem a ocorrer principalmente no período da noite e nas demais áreas com previsão de chuva, ao longo da manhã e da tarde. No sábado, as chuvas no litoral de Fortaleza e no sul do estado, tendem a ocorrer no período da madrugada e manhã e no período da tarde e noite nas demais áreas.

No domingo, deve haver céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões chuva no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, há alta possibilidade de chuva.

De modo geral, as chuvas previstas são em virtudes de áreas de instabilidades que se formam em razão de efeitos locais como temperatura, disponibilidade de umidade e relevo bem como da atuação da brisa marítima e terrestre.

Açudes
O açude Castanhão, maior reservatório do Ceará, sofre as consequências da estiagem prolongada. Localizado no município de Jaguaribara, a 260 quilômetros de Fortaleza, o reservatório se encontra com apenas 8,36% de sua capacidade, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Ainda segundo a Cogerh, o Orós está com 22,42% e o Banabuiú com 8,08%. Além disso, 71 açudes estão com volume inferior a 30%. Cinco açudes com volume acima de 90% e apenas um açude sangrando.

Fonte: g1 CE

1 Comentários

  1. Aproveitando o ensejo, se você pensa em se profissionalizar no ramo de manutenção de aparelhos celulares, promovo um curso EAD completo com certificado no precinho para você! Fale comigo pelo whatsapp no bit.ly/Falecomseuconsultor e saiba mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário