Momento em que avião arremete na pista do Aeroporto de Juazeiro nesta segunda. FOTO: Fernando Dias

Pelo menos três aviões precisaram arremeter ao tentar pousar na pista do Aeroporto de Juazeiro do Norte, neste mês de março. O caso mais recente foi registrado nesta segunda-feira (28 de março de 2022) quando uma aeronave da Latam que vinha de Guarulhos, em São Paulo, teve que realizar o procedimento.

Nesta segunda-feira (28) um avião que vinha de Guarulhos (SP) teve que arremeter ao tentar pousar em Juazeiro do Norte. Foto: FlightRadar

A Latam informou que por conta das condições meteorológicas adversas no aeroporto de Juazeiro do Norte na manhã desta segunda-feira, fato totalmente alheio ao controle da empresa, o voo LA3548 (São Paulo/Guarulhos – Juazeiro do Norte) arremeteu devido à baixa visibilidade e alternou para Petrolina, pousando em completa segurança às 11h54.

A empresa esclareceu ainda que após o reabastecimento, a aeronave decolou novamente, pousando em Juazeiro do Norte, seu destino final, em total segurança, às 13h36.

A companhia ressaltou que a arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação e reitera que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Momento em que avião arremete na pista do Aeroporto de Juazeiro nesta segunda. FOTO: Fernando Dias

Outros casos
Na madrugada do dia 14 de março, uma aeronave da Gol que tinha a cidade de Juazeiro do Norte como destino arremeteu ao tentar pousar no aeroporto devido às condições meteorológicas.

A aeronave que vinha de Fortaleza ficou dando voltas por cerca de uma hora aguardando a melhora nas condições meteorológicas até conseguir pousar.

Por causa do problema com a aeronave da Gol, um voo da Azul não conseguiu realizar o pouso e precisou ficar sobrevoando a região por cerca de 35 minutos até conseguir descer.

Em nota a Gol disse que foram realizados todos os procedimentos necessários para o pouso e que após esse período de espera a descida ocorreu normalmente. A Azul informou que o avião teve que aguardar autorização para pousar e que prestou toda assistência necessária aos passageiros.

No dia 1º de março, um voo que partiu de Campinas, em São Paulo, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, teve de arremeter e deu várias voltas antes de desviar o pouso para Recife devido às fortes chuvas que ocorriam no interior cearense.

Na ocasião, a Azul informou que os passageiros receberam atendimento no Recife. Eles dormiram num hotel pago pela companhia. E, finalmente, chegaram hoje a Juazeiro do Norte, por volta de 10h30.

A Aena, que administra o aeroporto, também enviou nota, informando que os aparelhos que auxiliam o pouso em condições de chuva estavam todos ligados.

Por que aviões arremetem?


Arremetidas acontecem quando o avião precisa interromper o pouso por alguma razão. O procedimento é seguro e normal na aviação.

São vários os motivos que podem levar o piloto a decidir pela interrupção do pouso. Os mais comuns são os seguintes:

Mudança repentina na direção ou na velocidade do vento;
Chuva forte sobre o aeroporto;
Presença de algum obstáculo na pista, como um animal ou mesmo pedras.

Fonte: g1 CE

Post a Comment