FOTO: Josimar Segundo

Yanny tem lei que beneficia pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aprovada na última sessão da quinta-feira, em Juazeiro do Norte. A Proposição de Indicação leva o nome de “Sala do Afeto”, conhecida como calm zone. A proposta é que seja um ambiente aconchegante e tranquilo para que as crianças, jovens e adultos com TEA possam relaxar com seus pais ou responsáveis no momento de agitação e ansiedade, por estarem fora do seu ambiente de conforto.

Logo, o objetivo é oferecer conforto, comodidade e melhorar a inclusão dessas pessoas no espaço social. A Sala do Afeto ficará em uma área reservada, mobiliada e decorada para esse público. Além disso, a equipe de colaboradores deverá receber treinamentos específicos para auxiliar, identificar e direcionar estas pessoas e seus familiares até esta sala.

“O Transtorno do Espectro Autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva”, disse Yanny.

O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida. Pessoas com TEA são sensíveis a ambientes diferentes e com muitos estímulos, como Shopping Center, o que pode gerar momentos de crise e agitação e, por seguinte, a necessidade de um ambiente mais calmo e adequado para recuperar a tranquilidade.

Assessoria Commonike

Post a Comment