Um açude de pequeno porte se rompeu na manhã desta quarta-feira, 16, no Sítio Guaribas, Distrito de Riacho Verde, em Várzea Alegre.

O prefeito de Várzea Alegre, José Helder Máximo de Carvalho, decretou situação de emergência por 180 dias em função de chuvas intensas que atingiram a cidade do Cariri no último sábado (12 de março de 2022).

A condição "anormal" foi publicada no Diário Oficial do Município nessa terça-feira (15), três dias após as fortes precipitações.

Segundo o documento, as chuvas tiveram índices pluviométricos de até 260 milímetros, o que causou o rompimento de 11 barragens, inundações em comunidades rurais e danos às famílias. No intervalo de apenas quatro horas, foram 75 milímetros. 

Foto: Fábio Oliveira

As barragens de pequeno e médio porte provocaram alagamentos principalmente nos distritos de Canindezinho, Naraniú, Calabaça e parte da sede rural de Várzea Alegre. 

Os altos índices fizeram ainda com que famílias ficassem desalojadas e sem água potável, edificações desmoranassem ou na iminência de ruir e na condenação de outras estruturas. 

Em relação aos danos ambientais, o decreto atesta que houve perda da biodiversidade local, surgimento de processo erosivo e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados. 

Transtornos 
Durante as precipitações que caíram no município, alunos de uma escola no distrito de Manhoso, na zona rural, precisaram enfrentar a pé uma forte enxurrada para chegar à unidade de ensino.

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra os estudantes se agarrando a uma corda para não cair com a correnteza. Eles atravessam o trecho de mata com água na altura do joelho, e são ajudados por alguns homens.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment