Em oficina on-line realizada na tarde da última quinta-feira (10 de março de 2022), o Comitê Intersetorial de Promoção da Saúde (Cips) da Região do Cariri foi implantado. O evento contou com a participação de técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e representantes da sociedade civil, e marcou a conclusão da implantação do Cips nas cinco Regiões de Saúde do Ceará, conforme estabelecido no Plano Estadual de Saúde (ano 2020/2023).

“Os Comitês são participativos, intersetoriais e estratégicos para a elaboração e implementação da Política Estadual de Promoção da Saúde no Estado. Envolvem diferentes setores, dialogando, construindo juntos e acompanhando ações de promoção da saúde da população, de acordo com as realidades de cada região”, pontua o coordenador de Políticas Intersetoriais, Caio Cavalcanti.

A orientadora da Célula de Promoção à Saúde (Cepro), Sylvia Sousa, relata a importância desses Comitês. “Os Cips são espaços de discussões, por meio de mobilização social, e envolvem diversos atores sociais e institucionais, tendo uma grande importância quanto ao papel de subsidiar as gestões regionais e municipais na reorganização das atividades de promoção da saúde no âmbito do território”, explica.

A iniciativa é uma das etapas para a implantação da Política Estadual de Promoção da Saúde no Ceará, que, atualmente, está em processo de formulação.

“Os membros do Comitê devem se reunir semestralmente com apoio técnico da Sesa, além de receber várias formações, como forma de fortalecer a participação qualificada”, explica Sylvia Sousa.

Os Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde são articulados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (Sepos) e da Coordenadoria de Políticas Intersetoriais (Copis).

Comitê
Os Comitês têm como objetivo criar espaços de discussões, por meio de mobilização social, subsidiando as gestões regionais e municipais na reorganização das ações e fortalecendo a promoção da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde contam com a participação de representantes dos movimentos sociais, segmentos populacionais organizados (mulheres, juventudes, idosos, crianças, pessoas com deficiência, comunidades e povos tradicionais, entre outros), profissionais de saúde, gestores da área e de políticas setoriais, instituições de ensino públicas e privadas etc.

No Plano Estadual de Saúde 2020-2023 ficou definida como uma de suas metas a implantação de cinco Comitês Intersetoriais de Promoção da Saúde (Cips) nas respectivas Regiões de Saúde do Estado. Em 2020, foi iniciado o processo de mobilização do comitê na Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe. Em março de 2022, o trabalho foi concluído em todas as Regiões.

Post a Comment