Da esquerda para a direita, José Vanderval e Marquinélio Tavares (Foto: Divulgação)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, em sessão eletrônica, nesta quinta-feira (17 de março de 2022), confirmar a cassação e inelegibilidade do ex-prefeito de Barro, Marquinélio Tavares, e do seu vice, José Vanderval Feitosa.

Foi um julgamento de tutela cautelar, impetrado na Corte pela defesa dos acusados, diante da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que os condenara, em agosto de 2021, à cassação do cargo e inelegibilidade por 8 anos, sob a acusação de abuso de poder econômico e fraude em contratações.

A defesa de Marquinélio e Vanderval solicitaram ao TSE, além da cautelar antecedente, um pedido de liminar para emprestar efeito suspensivo a recurso especial. O que não aconteceu. Um julgamento definitivo, ainda sem data marcada, deve acontecer.

George segue no cargo

Após a confirmação da cassação pelo TRE-CE, em agosto de 2021, uma eleição suplementar foi convocada e realizada em 5 de dezembro de 2021. A presidente da Câmara Municipal, prefeita interina e candidata de Marquinélio, Vanda (PSD), foi derrotada pelo médico George Feitosa (MDB) por 1.675 votos de diferença.

Vanderval, condenado junto com Marquinélio, agora o opõe e é aliado de Feitosa.

Em 2020, George havia sido derrotado por Marquinelio por 53 votos de diferença.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment