Vista do bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. Foto: Gabriela Meneses

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) assinará, na próxima terça-feira, 29 de março de 2022, às 9h, convênio com a Prefeitura de Juazeiro para a realização do Programa Eficiência: Pesquisa na Gestão Pública – Projeto Gestão Baseada em Dados. A solenidade de assinatura do acordo, que ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, contará com a presença do reitor da UFCA, professor Ricardo Ness, e com o prefeito do Município, Glêdson Bezerra.

O projeto, de iniciativa do professor e pesquisador Roberto Ramos, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), tem como objetivo implementar um piloto que pretende modernizar a gestão municipal, por meio de processos de gestão e de decisão baseada em dados, a partir da integração de sistemas de informações das secretarias municipais.

A ideia surgiu a partir do programa Cientista Chefe, do Governo do Estado, implementado no Ceará em 2018. A iniciativa inovadora em política pública conecta ciência, tecnologia & inovação (CT&I) com necessidades da administração pública, dotando áreas consideradas de alta prioridade e avaliadas como candidatas a se beneficiarem do aporte do conhecimento.

Atualmente, há 19 cientistas chefes em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Cultura, Ciência e Tecnologia, entre outras, com inovações desenvolvidas, conforme Roberto Ramos, que já geraram para o Estado uma economia em aquisições da ordem de R$ 110 milhões

“Considerando a experiência do Governo do Estado e entendendo o programa como uma nova forma de financiamento público da pesquisa por meio da articulação entre as demandas do poder público com as soluções de base científica disponíveis no ecossistema local de CT&I, propomos a implantação na Prefeitura de Juazeiro do Norte, que será a pioneira no interior do Brasil na implantação de um projeto do tipo”, destacou Roberto Ramos.

Equipe 
Além do professor Roberto Ramos, líder da iniciativa, o projeto contará com a atuação de três pesquisadores adjuntos: Thiago Bessa Pontes e Artur Costa de Souza, respectivamente professor e administrador da UFCA; e Samir Adamoglu de Oliveira, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Também terá a participação dos pesquisadores colaboradores Herbert Novais, ex-diretor de Tecnologia da Informação da UFCA, e Francisco José da Costa, professor da UFPB. Participarão ainda três bolsistas técnicos e nove bolsistas de graduação.

Atuação
Durante dois anos, toda a equipe trabalhará para desenvolver três entregáveis para o município. O primeiro será o mapeamento de processos dos setores (secretarias) da Prefeitura. A intenção é identificar e mapear os principais gargalos de cada setor, sugerir e implementar melhorias nos processos, por meio de ferramentas, técnicas e treinamentos

O segundo prevê a entrega de sistemas informatizados que permitam o funcionamento eficiente da Prefeitura. Entre essas ferramentas estão os painéis de monitoramento (dashboards), para que o prefeito possa ter em tempo real o acompanhamento de ações, projetos e indicadores da gestão, e as plataformas BI (Businnes Intelligence), para coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações de suporte à gestão.

Já o terceiro trata-se de um estudo para a expansão do programa na Prefeitura, com a análise dos setores com potencial de implementação do projeto com mais impactos para a gestão e a população; e a elaboração de um guia de implantação com passo a passo e modelo de implementação com legislação própria, modelos de editais, ferramentas de análise, indicadores de impacto, mensuração de resultados e avaliação do programa.

Para desenvolver as atividades, o acordo prevê financiamento total de R$ 519.480,00 da Prefeitura, valor que será recebido ao longo dos dois anos por meio da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisas (Fundação Fastef). O investimento será para o pagamento das bolsas do programa.

Benefícios
Conforme o pesquisador líder do projeto, Roberto Ramos, a iniciativa traz uma série de benefícios para a Prefeitura e para o desenvolvimento da pesquisa na UFCA. Além do acesso à equipe qualificada, com mestres e doutores, com experiência teórica e prática de anos dedicados à gestão pública, o município terá disponível técnicas estatísticas e computacionais avançadas que permitirão a extração de informações relevantes para tomada de decisões.

Em relação à UFCA, os pesquisadores se aprofundarão ainda mais nas pesquisas da área e poderão elaborar publicações acadêmicas que terão Juazeiro do Norte como foco de inovação na gestão pública.  

Serviço
Assinatura do convênio Programa Eficiência: Pesquisa na Gestão Pública – Projeto Gestão Baseada em Dados 
Quando: 29 de março de 2022, 9h 
Onde: Auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte 
Informações: roberto.ramos@ufca.edu.br

Post a Comment