Foto: Lívia Romana

Nesta terça-feira (8 de março de 2022), uma unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará chegou ao município de Juazeiro do Norte. Em parceria com a prefeitura municipal, o Ônibus Lilás realizou atendimento de mulheres em situação de violência e prestou serviços de assistência social, jurídica e psicológica. A ação ocorreu na praça Padre Cícero, centro da cidade, das 8h às 16h.

De acordo com Eveline Rocha, assistente administrativa da SPS, a unidade móvel é fruto da luta das Marcha das Margaridas para trazer informações sobre os direitos das mulheres com ênfase na Lei Maria da Penha, além de realizar uma abordagem mais sistemática e dinâmica voltada para a população.

“Dentro da unidade móvel tem duas salas de atendimento, que se colocam à disposição enquanto assistente social e psicóloga, para atender as mulheres de forma humanizada, e sigilosa, para combater a violência contra a mulher na região do Cariri”, relatou Eveline.

Na roda de conversa, segundo Eveline, o atendimento é para homens e mulheres, “a gente entende que os homens também fazem parte dessa construção, no combate à violência contra a mulher”.

Já o atendimento psicossocial, humanizado e especializado que acontece dentro do ônibus é voltado para mulheres acima de 18 anos, que se encontram em situação de violência. O equipamento também atende demandas voltadas para questões de gênero “nós entendemos que as mulheres, não são apenas cis, mas as mulheres travestis, transsexuais, lésbicas e as bissexuais, são mulheres que se entendem dentro da sociedade como papel feminino, então por isso os ônibus estão disponíveis para elas”, conclui a assistente administrativa.

Como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, juntamente com o atendimento na unidade móvel, estudantes de enfermagem do Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão) estiveram presentes realizando a aferição de pressão de homens e mulheres, explicando e orientando sobre as doenças que estão em alta alerta no município, como dengue, chikungunya, zika, h3n2 e o Covid-19.

Ações permanentes

Na tarde desta terça-feira (8), o município também deve inaugurar a Casa da Mulher Cearense, equipamento da SPS, “para fortalecer a rede do município de Juazeiro e trazer acesso para as mulheres na proteção de forma regionalizada”, afirma Eveline Rocha.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment