Foto: Francisco Sampaio

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato, está realizando de 02 à 27 de março, a programação “Acordes de Março para abraçar o Cariri”, em comemoração aos seus cincos anos de atividades de formação e fruição musical ao sopé da Chapada do Araripe. Nos últimos quatro anos a Vila vem oferecendo uma variada programação cultural envolvendo linguagens artísticas como música, teatro, literatura, sendo um lugar de encontros, de construção de novos sons e experiência no Cariri. A Vila da Música prepara para receber novas turmas em 2022 e fortalece o intuito de servir a sua comunidade através do ensino de música.

A programação teve início nos dias 2 e 3 de março com a Oficina Dinâmicas da Percepção, ministrada pelo diretor Ivan Antonio. Uma atividade interna voltada para os colaboradores da Vila como caminho estruturante das atividades pedagógicas para o ano de 2002.

Nesta sexta-feira (11), aniversário da Vila da Música, a programação tem início às 18h, com a Institucionalização dos Espaços, seguido do show Candente com Abidoral Jamacaru, João do Crato e Pachelly Jamacaru no auditório da Vila.

Confira a programação completa:

11/03 (sexta-feira)

Aniversário da Vila da Música, com a Institucionalização dos Espaços, seguido do show Candente com Abidoral Jamacaru, João do Crato e Pachelly Jamacaru

Horário: 18h
Local: Auditório da Vila

12/03 (sábado)

Exibição do Show com Cristiano Pinho

Horário: 19h
Local: Canal YouTube da Vila da Música.

14/03 (segunda-feira)

Programação de abertura do ano letivo da Vila da Música 2022, com apresentações musicais com os Irmãos Anicetos e Orquestra Mirim

Horário: 19h
Local: Quadra Esportiva da Vila da Música

17 à 19/03 (quinta à sábado)

Oficina Construção de Espetáculo e Performance com Daniel Groove

Horário: 14h
Local: Auditório da Vila da Música

19/03 (sábado)

Show Esquina do Vento com Daniel Groove

Horário: 20h
Local: Casa Ucá

24/03 (quinta-feira)

Show Paraíso Portátil com a banda Selvagens à Procura de Lei

Horário: 19h
Local: Youtube da Vila da Música

26/03 (sábado)

Exibição do show Fases de Jeffe

Horário: 19h
Local: Canal YouTube da Vila da Música

27/03 (domingo) 

Os instrumentistas e professores da Vila da Música, Evânio Soares e Fábio Eugênio, apresentam o concerto Acordes do Sertão, uma homenagem à Luiz Gonzaga

Local: Mirante do Caldas

Vila da Música
Inaugurada em 11 de março de 2017, a Vila da Música é o primeiro equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCE) criado no interior do Estado. Sua ação está voltada para a formação e fruição artístico-cultural de crianças, jovens e adultos, a partir da experiência realizada pela Sociedade Lírica do Belmonte (SOLIBEL), cujo fundador, nos anos de 1970, foi o Monsenhor Ágio Augusto Moreira.

A Vila da Música tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes incorporadas à instituição, fomentando a cidadania por meio da educação dos sentidos, e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável na região do Cariri.

A longevidade é inspiração cotidiana para o projeto Vila da Música. Sua fonte foi um religioso, falecido em 2019 aos 101 anos de idade, dos quais 50 anos foram dedicados à educação musical com a população camponesa do distrito de Belmonte, em Crato, lugar onde viveu até sua morte.

Monsenhor Ágio, ou Padre Ágio, como era carinhosamente chamado pela comunidade, impulsionou no Belmonte um trabalho social inclusivo, cujos frutos podem ser percebidos no legado de amor pela música, consciência de coletividade e empatia social, eixos fundantes dos seus ensinamentos às várias gerações de musicistas que com ele aprenderam desde as primeiras notas.

A Vila da Música representa, portanto, a concretização do sonho do Padre Ágio de ampliar, democraticamente, o acesso das pessoas aos processos formativos e educativos em arte e cultura, especialmente na linguagem musical.

Post a Comment