A implantação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste, foi formalizada nos municípios de Salitre, Campos Sales e Araripe, no Cariri, durante solenidade realizada na última quarta-feira (06 de abril de 2022), em Salitre. O evento contou com a participação do supervisor Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) no Cariri, José de Oliveira (Peti), e do agente fiscal do Núcleo Local da Agência de Campos Sales, Fred Cavalcante. “A Adagri, através da NL de Campos Sales, será responsável por regularizar o cadastro das áreas produtivas na sua plataforma de lavouras explorados”, destaca José de Oliveira (Peti).

Segundo a secretária de Agricultura de Salitre, Luzinete Andrade, os três municípios representam 25% da produção de mandioca no Ceará. “Para este ano a expectativa de produção é um milhão de sacas de farinhas e gomas oriundas dos 18 mil já plantados, cuja produção será processada pelas fecularias da região”, destaca Luzinete Andrade.

Os produtores de mandioca de Salitre, Campos Sales e Araripe, já fornecem matéria prima para fecularias dos estados do Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em decorrência da implantação Prodeter, os produtores dos respectivos municípios já vislumbram mercados externos e a exportando para outros países.

Além da Adagri, são parceiras do Programa Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretarias Municipais de Agricultura.

Post a Comment