Fotos: Isaura Moreira

Neste domingo (17 de abril de 2022), moradores do município de Granjeiro presenciaram um fato que não ocorria há pelo menos 10 anos na região, o sangramento do açude Junco, chegando a 2.03hm³. O reservatório agora se junta aos outros 24 açudes do Ceará que atingiram a capacidade máxima de aporte.

De acordo com o gráfico de monitoramento da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) entre 27 de fevereiro e 1º de agosto de 2012 e entre 27 de fevereiro e 1º de junho do mesmo ano, o açude registrou os últimos sangramentos. Após o período, o açude oscilou entre 1.3hm³ e 0.5hm³.

Neste sábado (16), o açude estava com 99,51% da capacidade.

Isaura Moreira, uma das moradoras da localidade, afirmou que o sangramento do açude se deu pelas fortes chuvas da madrugada. O pluviômetro particular da residência registrou 72mm.

O sangradouro do açude atravessa a propriedade da família de Isaura, mas não causa nenhum tipo de transtorno ou perigo para os moradores. Ela afirma que o ocorrido traz felicidade depois de tanta seca, “tá muito bonito”, conta.


Ainda segundo os relatos, os moradores estão extasiados e dezenas se reuniram para comemorar o aporte máximo do açude com direito a queima de fogos.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), neste domingo (17), o município registrou chuva de 86mm no posto Novo Granjeiro, sendo o segundo maior acumulado do Ceará.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment