Foto: Dr. Vitorino Jr.

Após uma correção no sistema de réguas do açude Dep. Luiz Otacílio Correia – Olho D’água, o reservatório atingiu nesta quinta-feira, 28 de abril de 2022, os 100% em seu volume que é de 19.000.000 m³.

Com isso, o açude começa a sangrar, confirma o gerente da Bacia do Salgado da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, Alberto Brito.

No domingo, 24, o Portal Hidrológico informou que o açude tinha chegado ao volume máximo, no entanto, foi um alarme falso, pois houve um problema no sistema de réguas, mas foi corrigido no dia seguinte (25) mostrando o volume real de 96, 21%.

De acordo com o portal, essa é a quinta vez que o reservatório chega aos 100% oficialmente desde quando passou a ser monitorado pela Cogerh, em 2004.

Conforme análise do repórter Ivan Silva, o açude que é responsável por abastecer a sede de Várzea Alegre, chegou ao limite nos anos de 2004 [15 de fevereiro]; 2006 [8 de abril]; 2008 [3 de abril] e 2009 [30 de abril].

Os dados apontam também que no ano de 2011, ele quase sangrava, quando atingiu os 97,58%, no entanto, as águas baixaram e no ano de 2018, o reservatório atingiu 13,94%, o menor volume até então.

O açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’Água), teve sua construção iniciada no ano de 1993, na gestão de então prefeito Dr. Pedro Sátiro, pelo 3º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, de Picos – Piauí.

A ordem de serviço foi assinada pelo governador da época, Ciro Ferreira Gomes. Em 1998, no dia 30 de junho, um ano após o encerramento da gestão de Dr. Pedro Sátiro, o açude foi inaugurado pelo governador Tasso Jereissati e pelo então prefeito João Eufrásio Nogueira.

O reservatório foi construído com o objetivo de garantir o abastecimento da cidade e por essa razão também foi instalada uma adutora e ficou conhecido como a “obra do século”, devido à sua importância para o abastecimento de água da população varzealegrense. O açude está localizado no sítio São Vicente, zona rural.

Fonte: Site Várzea Alegre Agora

Post a Comment