A Igreja São Caetano, em Várzea Alegre, tem sua fachada principal voltada para a Casa Grande do antigo engenho de mesmo nome. (Foto: Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará)

A capela de São Caetano, na vila que leva o mesmo nome do santo, no Distrito de Naraniú, em Várzea Alegre, está com a sua estrutura danificada e precisando de reformas.

Considerada um patrimônio histórico do Ceará, tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a capela encontra-se fechada em virtude da parte do teto ter se desmoronado.

Conforme informações, com o fechamento da capela, as missas de corpo presente e demais celebrações estão sendo realizadas no interior do cemitério da comunidade. Já os festejos do padroeiro São Caetano que aconteceram em agosto, a comunidade vai ter que procurar uma alternativa.

Na sessão da Câmara de Vereadores da quarta-feira, 20 de abril de 2022, a vereadora Luciana Rolim, comentou o caso. Ela disse que foi enviado um requerimento para que seja informado ao IPHAN e a Secretaria de Cultura, já que as intervenções nas estruturas físicas da capela só podem ser realizadas com a autorização do IPHAN.

Interior da Igreja São Caetano, em Várzea Alegre (Foto: Divulgação)

“Pedi urgência, pois estamos em um período de inverno com fortes chuvas, o que poderá causar maiores danos a Capela”, disse.

Localizada no distrito de Naraniú, às margens da CE 060 (Estrada do Algodão), distante da sede do município 15km, a capela dedicada a São Caetano foi construída na segunda metade do século XVIII, em 1762, em terras doadas pelo Coronel Cunha Gadelha em 30 de abril de 1735. A capela tem estilo barroco e foi tombada como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na data de 18 de abril de 2005.

Fonte: Site Várzea Alegre Agora

Post a Comment