Açude Acarape do Meio em Redenção. Foto: Michel Nojosa

O Açude Acarape do Meio, no município de Redenção, na Grande Fortaleza, sangrou na terça-feira (5 de abril de 2022), segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o Ceará possui atualmente 24 reservatórios com 100% do volume.

O último a sangrar foi o Açude Sobral, na cidade de Sobral, na Região Norte. O estado tem 29 açudes com volume acima de 90% e 60 reservatórios com volume inferior a 30%.

O Açude Acarape do Meio (Barragem Eugênio Gudin) foi o primeiro sistema a abastecer a cidade de Fortaleza. Ele foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Com início da construção em 1909, o açude sofreu paralisações e modificações no projeto original e só foi finalizado em 1924. Ele está localizado em Redenção, a 75km da capital, cujo reservatório tem capacidade de acumular 34.1000.000m³ de água.

Situação dos principais açudes
Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 17,12% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 40,52%. Já o Banabuiú se encontra com 8,27%.

Chuva no Ceará
Choveu em cerca de 48 municípios do Ceará no intervalo entre as 7h de quarta-feira (6) e as 7h desta quinta-feira (7). As precipitações atingiram cidades localizadas no Litoral Cearense e Região Norte e da Ibiapaba, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O dados serão atualizados no decorrer do dia.

Neste intervalo de 24 horas, destaque para os municípios de Ibiapina (98 milímetros), São Gonçalo do Amarante (75,2 milímetros) e Icapuí (62 milímetros).

Previsão para os próximos dias

Quinta-feira (7):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, há alta possibilidade de chuva.

Sexta-feira (8):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Sábado (9):

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões.

Fonte: g1 CE

Post a Comment