Neste sábado, 30 de abril de 2022, a Prefeitura de Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Dia D de vacinação em todas as Unidades de Saúde e, ainda, na Praça do CEU (Mirandão), Centro de Especialidades do Crato e no Conjunto Habitacional Madre Feitosa (São Bento), das 8h às 12h. O objetivo é ampliar a oferta da vacina durante o fim de semana, aumentando também os índices da vacinação de rotina e das campanhas contra a influenza e o sarampo.

O Dia D é destinado aos idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde que atuam no município do Crato. A meta é vacinar, dentre esses públicos, mais de 29 mil pessoas, sendo 8.917 crianças, 16.945 idosos e 3.659 trabalhadores.

"Essas são vacinas muito importantes para proteção das pessoas e um controle das doenças. O sarampo é uma doença séria, de alta transmissibilidade, bastante contagiosa, que pode levar a óbito. A vacina da influenza é uma vacina que deve ser tomada anualmente", comenta Danielle Norões, gerente da Vigilância Epidemiológica e Imunização do Crato.

Sarampo

A vacinação contra o sarampo este ano é de seguimento, ou seja, imunizará as crianças de maneira indiscriminada, independente da situação vacinal. Mesmo as que já iniciaram ou completaram seu esquema vacinal devem comparecer para receber a dose da campanha.

A campanha de seguimento tem como objetivo eliminar os chamados "bolsões" de não vacinados, evitando novos surtos de sarampo, captando crianças ainda não vacinadas ou que, por acaso, não tiveram resposta imunológica satisfatória às doses anteriormente aplicadas. A última campanha de seguimento e vacinação contra o sarampo ocorreu em 2018.

Documentos necessários

Para ter acesso à vacina, os adultos e idosos devem apresentar documento oficial com foto. As crianças devem apresentar documento de identificação oficial (certidão de nascimento ou carteira de identidade) e cartão de vacinação. No caso dos profissionais, é necessário também documento de comprovação do trabalho em Crato.

Post a Comment