Em greve desde 23 de março, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram uma manifestação nesta quarta-feira, 27 de abril  de 2022, em Juazeiro do Norte, em resposta ao corte do ponto dos servidores grevistas estabelecido pela autarquia. O protesto ocorreu na Praça Padre Cícero e reuniu servidores das agências do INSS das regiões do Cariri e Centro-Sul.

As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 19,99%, concurso público, carreira típica de Estado —atribuição que só existe no serviço público— e suporte operacional para exercício do teletrabalho.

Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece), Deborah Vidal, a instituição enfrenta déficit de pessoal há muitos anos, o que tem causado sobrecarga de trabalho e lentidão nos processos. "Existem quase três milhões de benefícios represados e vacância de 23 mil vagas para a carreira do seguro social, sobrecarregando os servidores que ficaram na ativa", afirmou.

Ainda de acordo com a dirigente sindical, há carência de infraestrutura na maioria das agências da autarquia espalhadas pelo Brasil. "Temos equipamentos obsoletos com mais de 15 anos de uso, internet lenta e baixa velocidade". Segundo Deborah, a instituição não se mostra disposta a abrir uma rodada de negociação com os servidores, apesar das tentativas do sindicato.

Ela acrescenta que, desde o começo da paralisação, os servidores grevistas estão com a folha de pagamento suspensa devido ao corte do ponto. O atendimento nas agências ocorre de forma parcial, com 30% do total de funcionários de cada unidade cumprindo expediente. O percentual mínimo obedece ao princípio da continuidade dos serviços públicos, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: O Povo

Post a Comment