Nesta segunda-feira (11 de abril de 2022), a Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), iniciou as atividades do Projeto aBarca, com o lançamento da primeira edição do Laboratório de Música Porto Vila Cariri (Lab Porto Vila Cariri). Com o objetivo de expandir as formações oferecidas pela Escola, além do laboratório, aBarca ainda prevê a realização de um programa de iniciação às artes, com cerca de cem cursos de qualificação profissional, numa oferta de 1.500 matrículas para jovens da faixa etária de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Os investimentos são da ordem de R$ 1,7 milhão, recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) do Governo do Ceará.

O Lab Música Porto Vila Cariri, realizado em parceria com a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, a exemplo dos demais laboratórios de criação do Porto Iracema, tem como objetivo desenvolver projetos artísticos, numa perspectiva de processos criativos, desenvolvidos no período de sete meses. Podem participar do processo seletivo pessoas com residência comprovada na região do Cariri, no Ceará, pelo menos há dois anos, com idade mínima de 18 anos completos. Serão selecionados até quatro projetos, sendo 50% das vagas destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril no site da Escola.

O Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, destaca que a Escola Porto Iracema das Artes consolidou uma metodologia de formação artística e cultural que tem gerado processos e produtos artísticos importantes. “Essa reunião do Porto Iracema das Artes e a experiência da Vila da Música vai gerar frutos importantes para a ampliação das capacidades e competências técnicas e artísticas para a música na região do Cariri, que já é tão rica de expressões”, ressalta.

A Diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar e do Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, acentua a importância da expansão das atividades de formação artística para o interior do Ceará. “O projeto responde a uma demanda antiga que nos chegava do interior do estado. A possibilidade dessa expansão nos mobiliza profundamente, especialmente nesse momento em que estamos saindo da pandemia, com tantos desejos de encontros e de construção de novos modos de existência”- acentua a professora, observando que todo o orçamento é financiado com recursos estaduais. ”É importante acentuarmos o compromisso do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, com investimentos para formação artística de um público jovem.

O Diretor de Articulação Institucional do Instituto Dragão do Mar, Lenildo Gomes, destaca que “a ampliação das ações do laboratório de música da Porto Iracema para o Cariri através da Vila da Música, coloca em evidência a atuação em rede dos equipamentos públicos da Secult geridos pelo IDM, contribuindo de forma expressiva para os processos de formação artística no território, qualificando-os em suas dimensões estéticas e políticas, ressignificando trajetórias e oportunizando o crescimento das potencialidades criativas.”

A Coordenadora da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, Dane de Jade, conta que a parceria entre os dois equipamentos e a oportunidade de receber os Laboratórios de Criação no Cariri é motivo de grande alegria e expectativa por parte dos artistas locais. “Estender o Laboratório de Música da Porto Iracema para o Cariri demonstra muita visão, porque a região é um caldeirão efervescente de artes e cultura, e essa será uma grande oportunidade de a região mostrar criatividade na produção musical”, ressalta.

Com uma metodologia inovadora, o programa formativo tem duração de sete meses. Nesse período, há uma bolsa no valor de R$ 1 mil para até três integrantes de cada projeto. As atividades incluem orientação coletiva e individual com tutores(as) escolhidos(as) de acordo com as poéticas de cada pesquisa, formação por meio de oficinas específicas e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira.

Os projetos selecionados deverão apresentar, ao final do processo, um show/espetáculo ou outro formato resultante da imersão no Laboratório. O processo seletivo se dará em três etapas: análise dos documentos, avaliação técnica e avaliação final.

Veja os detalhes do Laboratório Porto Vila Cariri no regulamento clicando aqui.

Processo seletivo
A seleção terá três etapas após o período de inscrição. A primeira consiste na Análise dos Documentos apresentados no ato da inscrição de projetos e artistas.
A segunda fase é a de Avaliação Técnica, em que uma comissão formada por reconhecidos especialistas de cada área da Música, indicados e divulgados pela Escola e pela Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, avaliam os projetos aprovados na etapa anterior a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto e trajetória artística.

A Avaliação Final encerra o processo seletivo com a realização de entrevistas virtuais e audição com a comissão avaliadora com proponentes aprovados na segunda fase. O resultado final da seleção será conhecido no dia 30 de maio de 2022.

Inscrições

As inscrições para o Laboratório de Música Porto Vila Cariri serão realizadas pelo site da Escola entre os dias 11 e 30 de Abril.

Em caso de dúvidas sobre o regulamento, entre em contato com a coordenação no seguinte e-mail:

– Laboratório de Música: labmusica.portoiracema@idm.org.br

Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Vila da Música
A Vila da Música, primeiro equipamento cultural de competência do Estado no Interior, é fruto da parceria do Governo do Ceará – através da Secretaria da Cultura – com a tradicional escola de música Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A Vila da Música é um equipamento cultural gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) voltado para a formação e fruição cultural.

Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes e Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira abrem inscrições para 1ª edição do Laboratório de Música Porto Vila Cariri com 50% das vagas destinadas a ações afirmativas
Quando: 11 de Abril até às 23h59min do dia 30 de Abril de 2022
Onde: site da Escola Porto Iracema das Artes (portoiracemadasartes.org.br/)
Gratuito

Post a Comment