Uma chuva forte fez um canal transbordar, formando um rio com correnteza nas ruas da cidade de Barbalha, na manhã desta quarta-feira (13 de abril de 2022). Vídeos feitos por moradores mostram os pontos de alagamento, que impediu o tráfego de veículos e de pessoas.

Devido aos estragos causados pela precipitação que começou na madrugada de terça-feira (12) e se intensificou nesta quarta, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, decretou na manhã de hoje estado de calamidade pública no município.

VÍDEO:


O documento, também autoriza a "mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução" e "a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre".

VÍDEO:


Durante a precipitação, as vias do Centro do município ficaram entre as mais atingidas, entre elas a Avenidas José Bernardino e a Avenida General Costa Cavalcante. Além disso, estabelecimentos e residências ficaram alagadas.

VÍDEO:


Conforme o Hospital São Vicente de Paulo, um condutor que estava trafegando sentido Barbalha-Jardim foi atingido por uma barreira que desmoronou durante a chuva e precisou de atendimento médico. “Ele teve apenas ferimentos leves, está consciente e orientado”, disse o hospital.

VÍDEO:


O universitário Marcos Aurélio, que mora no Bairro Malvinas, afirma que os alagamentos abriram um buraco em frente a casa dele, mas a água não chegou a invadir a residência. Por conta da precipitação e dos alagamentos, o jovem não conseguiu chegar ao ponto de ônibus que transporta estudantes para Juazeiro do Norte.

VÍDEO:


“Tive que voltar, pois não tive como passar. Muitas pessoas foram afetadas na nossa cidade, pois não tinham condições de enfrentar os alagamentos”, disse o jovem.

De acordo com João Santos, morador da cidade, um carro que estava estacionado na Avenida Gustavo Barroso, no Bairro Cirolândia, foi arrastado pela água. O motorista não estava no veículo no momento do ocorrido. Quando a chuva parou, o automóvel foi retirado do local com a ajuda de moradores.

Fonte: g1 CE

Post a Comment