A Prefeitura de Barbalha, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e Obras e Urbanismo, tem atuado de forma constante no enfrentamento aos problemas causados pelas chuvas que atingiram o município na última quarta-feira (13 de abril de 2022).

Nos últimos dias, as equipes de ambas as secretarias montaram uma força-tarefa para realizar ações de recuperação nos locais mais afetados. Até a tarde de domingo (17), a secretaria já havia realizado a desobstrução no canal ‘Riacho do Batoque’, no bairro Bela Vista, limpeza nas margens do Riacho Seco, no Sítio Malhada, e da ponte do Jardim dos Ipês.

De acordo com Arôdo de Castro, secretário de Infraestrutura, o  transbordamento do canal foi ocasionado pelo entupimento das manilhas que dão sustentação à ponte do Riacho Seco, que deságua sobre o Rio Salamanca. Com isso, a correnteza foi desviada, em parte, para o canal que corta a área urbana. “Essa ponte [do Riacho Seco] não foi planejada de maneira correta e terá de ser reconstruída, de acordo com padrões de engenharia mais adequados para suportar períodos chuvosos”, afirmou Arôdo.

Por esse motivo, a equipe de engenharia da Prefeitura decidiu derrubar a ponte do Riacho Seco, a fim de evitar novos alagamentos nas regiões circunvizinhas. A ponte, que foi construída em 2019, deverá ser reconstruída ainda este ano, com financiamento conjunto entre a Prefeitura de Barbalha e o Governo do Estado.

Outro ponto que influenciou os alagamentos no centro da cidade, de acordo com a equipe de Engenheiros e Defesa Civil Municipal, foi a ponte que corta o Canal na Avenida General Costa Cavalcante. A equipe de engenharia também decidiu pela derrubada dessa ponte, a fim de liberar o fluxo de água e evitar novos alagamentos na região.

Vistorias nas casas atingidas 

A equipe de Engenharia da Prefeitura também tem realizado vistorias em casas, canais e passagens molhadas atingidos pelas fortes chuvas. As equipes já atuaram por áreas afetadas na Bela Vista, Centro, Cirolândia, Conjunto Nossa Senhora de Fátima, Conjunto Nassau, Rosário e Santo André

Os últimos dados atualizados, na noite deste domingo (17), foram realizadas mais de 280 visitas sociais nas casas atingidas pelos alagamentos. Dessas visitas, 66 tiveram laudo técnico da equipe de engenharia da Prefeitura.

Post a Comment