Edilânia Moreira recebeu um buquê de flores da equipe do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

A dona de casa Edilânia Moreira, que sobreviveu a queda em um poço, no bairro Santa Tereza, em Juazeiro do Norte, reencontrou nesta quinta-feira (31 de março de 2022) a equipe do Corpo de Bombeiros que a resgatou. Edilânia Moreira teve fraturas nas pernas e nos braços. Os bombeiros afirmaram que Edilânia caiu sobre a tampa do poço, que ficou presa no meio do percurso da queda.

Edilânia Moreira recebeu um buquê de flores da equipe e descreveu a alegria de rever os agentes.

"É um momento de muito alegria. No momento do acidente eu não reconhecia ninguém. E hoje tive a oportunidade de conhecer ele e os outros. Lá eu só via a escuridão e sentia falta de ar. E muita lama me cobrindo. Eu tentei me agarrar em alguma coisa. E pedi perdão a Deus", disse.

FOTO: Guto Vital

O soldado Diego Rocha do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte afirmou que o resgate foi complicado, pois ele teve que descer até o local da queda sem o cilindro de oxigênio.

"Eu não consegui entrar com o aparelho de oxigênio lá dentro do buraco. O cilindro de oxigênio. Então eu tive que descer sem oxigênio. Eu desci na vontade mesmo de salvar ela", afirmou.

Diego Rocha afirmou também que Edilânia Moreira gritava muito e quase coberta de lama.

"Na situação que ela estava gritando muito. Após descer, passar pelo buraco tive acesso a ela. Situação crítica cheia de lama e parte dela soterrada. Ela não respondia aos meus comandos. Consegui retirar alguns objetos que estavam em cima dela. Desenterrar e amarrar e subir com ela", explicou.

Resgate da vítima após 3 dias

O Corpo de Bombeiros resgatou no último domingo (27) o corpo de Sônia Cristina Pereira da Silva, de 48 anos, morta ao cair no poço. A retirada do corpo ocorreu após cerca de 70 horas da operação dos bombeiros. Sônia caiu com a amiga Edilânia Moreira. Conforme os bombeiros, Sônia caiu até o fundo do poço.

Risco de desmoronamento
Segundo o Corpo de Bombeiros, o poço tinha fortes riscos de desmoronar e o local foi fechado. Durante o resgate, os bombeiros chegaram a parar as atividades para instalar tubos e evitar o colapso da estrutura, segundo o tenente-coronel Agnaldo Viana, que trabalhou no resgate.

Conforme Viana, o diâmetro da cacimba na abertura era de cerca de 4 metros, mas ela vai afunilando por conta dos deslizamentos de terra que ocorreram durante a tentativa de resgate.

Aterramento da cacimba onde duas mulheres caíram em Juazeiro do Norte (Foto: Guto Vital)

Poço desativado
De acordo com familiares, o poço estava desativado há muito tempo na casa que fica no Bairro Santa Tereza. Os bombeiros ainda trabalharam no resgate com o reforço de equipes de Crato, Fortaleza e voluntários.

"Situação muito difícil. Trata-se de uma cacimba desativada. O piso cedeu a tampa da cacimba desceu e o que aconteceu foi um deslizamento escondido debaixo do piso e criou-se um grande abismo. Quando isso desabou, as duas senhoras caíram e foram para o fundo e a tampa ficou pelo caminho e não conseguimos chegar até lá", afirmou.

Fonte: g1 CE

Post a Comment