A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza durante o mês de abril, a programação “Raízes Sonoras do Cariri”, em alusão a musicalidade ancestral dos povos originários da Chapada do Araripe. Na região, a música é um dos instrumentos potentes de expressão da regionalidade mítica e mística, que diferencia o lugar como pólo artístico em nosso Estado.

Ainda na atmosfera comemorativa dos cinco anos de atividade da Vila da Música, a Instituição, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), preparou uma programação especial voltada para todos os públicos. No dia 1º, foram realizadas apresentações artísticas na inauguração do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo através da Orquestra Mirim Vila da Música Monsenhor Ágio, do coral de Divani Cabral, grupos de tradição popular e do show musical “Infinito Cariri”, que reuniu músicos e intérpretes da região do Cariri, com a direção artística do poeta e ex-vocalista da banda Cordel do Fogo Encantado, Lirinha, e com a direção musical do multi-instrumentista Beto Lemos.

Lançamento Lab Porto Vila Cariri

Na segunda-feira (11), ocorreu o lançamento da primeira edição do Laboratório de Música Porto Vila Cariri, uma parceria com o Porto Iracema das Artes, onde foi dado início às atividades do projeto aBarca. Podem participar do processo seletivo pessoas com residência comprovada na região do Cariri há pelo menos dois anos e com idade mínima de 18 anos completos. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril por meio de formulário online disponível AQUI.

O Laboratório tem como objetivo desenvolver projetos artísticos, numa perspectiva de processos criativos, por um período de sete meses com bolsas no valor de R$ 1.000,00 para até três integrantes de cada projeto. Serão selecionados até quatro propostas, sendo 50% das vagas destinadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais e transgêneros.

As atividades incluem orientação coletiva e individual com tutores(as) escolhidos(as) de acordo com as poéticas de cada pesquisa, formação por meio de oficinas específicas e aulas abertas, além de todo o apoio estrutural da Vila da Música.

Ações formativas, exibições e apresentações compõem a programação

Somando a temática abordada no mês, de 18 a 20 de abril, acontecerá a oficina “Xequerê: toques e confecção”, que será ministrada pela educadora musical Jéssika Kariri, onde será trabalhada a história e a ritualística do instrumento como elementos norteadores no processo de confecção e nos toques básicos com foco nos ritmos nordestinos. Já na terça-feira (19) e na quarta-feira (20), será exibido no canal YouTube da Vila da Música os documentários “A’uwê uptabi – o povo verdadeiro” e “Rito de Passagem”, respectivamente, ambos com direção de Angela Pappiani.

Já nas ações formativas, ocorrerá de 20 a 23 o Laboratório de Criação “De uma Diva para uma Divina” em parceria com o Porto Iracema das Artes. A atividade é fruto do projeto de pesquisa da artista caririense Diva D´Brito, que busca, junto a tutoria da artista carioca Luh Maza, desenvolver a dramaturgia de um show-espetáculo em homenagem à atriz e cantora Divina Valéria, que é a nossa convidada do Diálogos Musicais.

Na sexta-feira (22), acontece a terceira edição do programa Diálogos Musicais e temos a honra de ter como convidada a Divina Valéria, onde aos 78 anos, se consagra como uma das mais importantes artistas LGBTQI+ da história do Brasil. A apresentação terá participação de professores da Vila da Música e ocorrerá às 19h, no auditório Izaira Silvino.

Seminários e fruição de conhecimentos

A cultura tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. Com isso, no dia 23 de abril, acontecerá o Seminário Agenda 2030 – Implementando os ODS no Auditório do Geopark Araripe, objetivando abordar as várias dimensões sociais, econômicas e ambientais inseridas à sustentabilidade, a fim da promoção da paz, justiça e equidade entre os povos.

Neste sentido, por meio do Projeto Biomas Culturais, pretende-se aplicar na gestão pública, privada e na sociedade civil, as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de formações, planejamentos e ações pensadas em coletivo e implementadas na região do Cariri.

Shows musicais

Com a proposta de reverenciar a memória musical do Brasil, no sábado (23), às 20h, a banda “Os Transacionais” apresentará os mais variados estilos, ritmos e temáticas provenientes das diversas regiões do país, com participação especial de grupo formado por professores da Vila da Música. A ação é em parceria com o Sesc Crato e ocorrerá na Praça Siqueira Campos.

Logo mais no dia 27, acontece o concerto “Transcendental”, com o professor e violonista Isaac Silva, que interpretará músicas de repertório clássico e contemporâneo no instrumento, transcendendo diversas épocas e culturas que dialogam com a música tradicional nordestina.

Para encerrar a programação do mês, a Live Rio é Cariri apresentará o espetáculo que dança o mundo de Luana Florentino, cantora e compositora cearense, onde reverencia a tradição dos folguedos populares da região e alimenta sua inspiração na vida de ser uma eterna brincante de nossa cultura.

Saiba mais sobre a Vila da Música

A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo IDM, é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Programação Geral

18/04 a 20/04

Oficina de Construção de Xequerê com Jéssica Kariri

Parceria com o Sesc Crato

Local: Sala de Luthieria da Vila da Música

Horário: 15h às 17h

Terça-feira (19/04)

Exibição do documentário “A’uwê uptabi – O Povo Verdadeiro”, direção Angela Pappiani.

Local: Canal YouTube da Vila da Música

Horário: 19h

Quarta-feira (20/04)

Exibição do documentário Rito de Passagem, direção Angela Pappiani.

Local: Canal YouTube da Vila da Música

Horário: 19h

20/04 a 23/04

Ação formativa “De uma diva para uma Divina” do Laboratório de Criação

Parceria com Porto Iracema das Artes

Horário: 16h às 22h

Local: Auditório Izaira Silvino, na Vila da Música

22/04

Diálogos Musicais com a Divina Valéria

Local: Auditório Izaira Silvino, na Vila da Música

Horário: 19h

23/04

Seminário Cultura do Cariri – Implementando os ODS

Local: Auditório do Geopark Araripe

Horário: 9h às 18h

Show Transacionais

Parceria com o Sesc Crato

Local: Praça Siqueira Campos

Horário: 20h

27/04

Show Solo com Isaac Silva

Parceria com o Sesc Crato

Local: Teatro Adalberto Vamozi, Sesc Crato

Horário: 19h30

29/04

LIVE | Rio é Cariri com Luana Florentino

No Instagram @viladamusicace

Horário: 19h

Post a Comment