Barbalha iniciou a segunda fase da campanha contra a Influenza. O imunobiológico estará disponível aos públicos prioritários em todos os postos de saúde do município, de acordo com os grupos prioritários, das 8h30 às 16h.

A segunda fase ocorre até 03 de junho de 2022 e serão contempladas gestantes, puérperas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O público da primeira fase (crianças, idosos e profissionais da saúde), que ainda não se vacinou, poderá receber sua vacina durante a segunda fase. Até a última sexta-feira (06/05), foram aplicadas 8.103 doses da vacina contra a influenza, o que corresponde a 54,4% da meta da primeira fase, e 3.286 de doses contra o sarampo, representando 45,1%.

De acordo com Iara Sales, Coordenadora da Vigilância em Saúde, a cobertura vacinal para idosos e profissionais de saúde está abaixo do esperado. “A  cobertura para idosos e profissionais de saúde está abaixo do esperado, pois desde o dia 04 de Abril a vacina influenza está disponível para esse público. Já as crianças estão dentro do esperado, pois a vacinação deles começou no dia 20/04 e ainda está em curso”, explicou.

É importante destacar que para ter acesso à vacina, os idosos devem apresentar documento oficial com foto. No caso dos profissionais de saúde, é necessário apresentar documento de comprovação do trabalho em Barbalha, como, por exemplo, a carteira de trabalho, uma declaração de vínculo ou contracheque. Os grupos prioritários da segunda fase também devem apresentar, além do documento oficial, o comprovante da sua condição profissional ou de saúde.

Post a Comment