Um paciente de 16 anos deu entrada no Hospital Regional do Cariri (HRC), no último dia 12 de maio de 2022, 5 dias após o início de sintomas como febre alta, dores nas articulações e musculatura, náuseas, vômitos e dor abdominal. Na unidade hospitalar, o caso foi diagnosticado como hepatite de causa desconhecida.

No último dia 13, a Secretaria de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir), divulgou uma nota de alerta sobre hepatites virais, solicitando a notificação de casos suspeitos ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

De acordo com o documento, esse tipo de hepatite aguda de origem desconhecida está acometendo crianças em, pelo menos, 20 países. Muito severa, a doença não teria relação direta com os vírus já conhecidos da hepatite, e 10% dos casos exigiu transplante de fígado.

Após ser testado no HRC, o paciente apresentou sorologia negativa para hepatite a, b, c e d, mas ainda aguarda resultado para hepatite e. Na nota de alerta divulgada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o paciente já se enquadra em caso provável de hepatite aguda de etiologia desconhecida, necessitando de notificação imediata.

O caso foi comunicado ao CIEVS estadual Ceará e prossegue em articulação com as vigilâncias em saúde para monitoramento do evento, assim como o monitoramento pelo CIEVS Regional junto ao HRC.

Segundo a OMS, até o dia 10 de maio de 2022, 348 casos de hepatite aguda de origem desconhecida foram notificados em 21 países. Dentre esses casos, 26 necessitam de transplante e seis crianças foram a óbito. Mais de 70 casos ainda estão com a classificação pendente em 33 países, sendo a maioria reportada na Europa. A etiologia ainda está em investigação.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment