FOTO: Marciel Bezerra

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h no Ceará a partir desta sexta-feira (13 de maio de 2022). Os avisos são válidos em todo o Estado, até as 10h de sábado (14), no entanto, podem ser renovados.

Nos alertas, estão vigentes dois graus distintos de severidade. No grau de nível 2, ou "perigo" estão quatro municípios cearenses, são eles: Acaraú, Amontada, Aquiraz e Aracati, que podem receber chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por hora, com rajadas de vento de 60 a 100 km/h.

Nesta classificação, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já para o nível 1, também chamado de "perigo potencial", o Inmet incluí 114 cidades cearenses, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos com rajadas de 40 a 60 km/h.

Apesar de abranger maior parte do Estado, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Previsão da Funceme
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o fim de semana é de tendência de chuvas mais expressivas nas macrorregiões do norte do estado, com alta possibilidade de chuva no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns. A intensidade da chuva deverá variar de fraca a moderada em todas as macrorregiões.

Fonte: g1 CE

Post a Comment