19/05/2022

Juazeiro do Norte e Crato não registram óbitos por Covid-19 há mais de um mês. As últimas mortes foram confirmadas em 5 e 6 de abril, respectivamente. Já o município de Barbalha não registra óbitos desde 27 de março, ou seja, há quase dois meses.

O levantamento foi feito com base nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pelas secretarias de saúde dos municípios. Desde o início da pandemia, Juazeiro do Norte registrou 702 óbitos. O Crato perdeu 253 vidas para a doença. Barbalha, 222.

Já em relação aos pacientes diagnosticados com a doença, o número se mantém estável. Em Juazeiro, três estão isolados em casa e um está hospitalizado. Vale lembrar que no pico da terceira onda, o município chegou a registrar mais de cinco mil pacientes isolados em casa.

No Crato, atualmente, um está em isolamento domiciliar e não há pacientes hospitalizados. Em Barbalha, dois estão isolados em casa.

PANDEMIA AINDA NÃO ACABOU

Especialistas afirmam que o cenário é otimista, mas alertam que a pandemia não acabou. Um boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre a doença no Brasil, há três semanas, apontou que casos, internações e mortes estão em queda, mas existe ainda a necessidade de aumentar a cobertura vacinal em algumas partes do país, pois ela ainda é desigual.

Há um mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o relaxamento de uma série de medidas impostas no início da pandemia para conter o avanço da Covid-19 no país e decretou o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN), instituída no Brasil em março de 2020.

Segundo a pasta, a alta cobertura vacinal dos brasileiros é um dos principais motivos para a queda na transmissão da Covid-19 e, consequentemente, um motivo para o fim da emergência, que não significa o fim da pandemia. Apenas a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode decretar o fim da pandemia de Covid-19.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment