A defensora pública geral do estado, Elizabeth Chagas, reuniu-se nesta quarta-feira (4/5/2022) com o secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque. Ela apresentou pleitos para alinhamento de fluxos entre as duas instituições e viabilização de força-tarefa processual na Região do Cariri.

A mobilização será coordenada pelo Núcleo Especializado em Execução Penal (Nudep) e pelo Núcleo de Assistência ao Preso Provisório (Nuapp), ambos da Defensoria. A proposta é de que ela ocorra ainda em maio, no começo da segunda quinzena, dure 15 dias e conte com o apoio de advogados atuantes no âmbito da SAP – outra demanda apresentada hoje ao secretário.

Além disso, foi articulado o acesso de defensoras e defensores públicos à realização de videoconferências mediadas pela DPCE no sentido de atualizar presos recolhidos em unidades distantes de suas cidades de origem sobre questões familiares, atualização de fases processuais e cumprimento de penas.

“Trouxemos pleitos apresentados por defensoras e defensores que estão na ponta, no atendimento, e lidam com essas questões diariamente. Estamos certos de que essa será mais uma articulação importante para a atuação em prol dos nossos assistidos”, afirmou a defensora geral Elizabeth Chagas.

Todos os pleitos foram prontamente acolhidos por Mauro Albuquerque. “Estamos aqui para colaborar com uma melhor atuação da Defensoria. Aqui a Defensoria tem porta aberta e, se não for em encontros como esse, podem me acionar via Whatsapp diretamente. Meu papel é solucionar tudo o que estiver ao meu alcance”, afirmou o gestor.

Também participaram da reunião a defensora Lia Felismino (assessora de relações institucionais) e os defensores Leandro Bessa (assessor de planejamento e gestão) e Victor Montenegro (assessor de desenvolvimento institucional).

Post a Comment