Lua de sangue. Foto: Giphy

Um dos espetáculos astronômicos de grande beleza, o eclipse lunar total com o fenômeno "Lua de sangue" poderá ser visto no Ceará entre a madrugada de domingo (15 de maio de 2022) e segunda-feira (16), segundo o astrônomo Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

O fenômeno terá início às 22h23min do domingo, quando a Lua entra na penumbra da Terra. Às 23h27 a Lua inicia a entrada na sombra da Terra, é o começo do eclipse parcial. Já às 00h29min de segunda-feira começa o eclipse total.

Segundo Lauriston Trindade, durante o eclipse total, a Lua deve ter a coloração avermelhada por conta da refração da luz solar nas altas camadas da atmosfera da Terra, deixando passar somente as luzes nos tons do crepúsculo. Assim, a lua ficará em tons de laranja e vermelho-escuro, fenômeno chamado de "Lua de sangue".

Conforme o astrônomo, o eclipse deste ano tende a ser escuro devido à poeira da erupção do vulcão em Tonga, jogada na atmosfera.

"A presença deste material particulado na atmosfera irá ajudar a bloquear um pouco da luz solar que poderia escapar e atingir a Lua. Assim, este eclipse tende a ser bastante escuro, com a lua bem pouco visível nos instantes em que estiver no interior da sombra da Terra", afirma Lauriston.

O eclipse total estará em seu instante máximo às 1h11 da segunda-feira, com a Lua inserida na sombra da Terra, apresentando um fraco brilho e uma cor que tenderá para o tom de vermelho de um tijolo. Às 2h55, a Lua sai completamente da sombra da Terra, dando fim à etapa parcial do eclipse.

Todas as etapas do fenômeno poderão ser vistas do Ceará, desde que haja condições favoráveis de tempo, com céu limpo e sem nuvens.

Ainda de acordo com Lauriston, o próximo eclipse total da Lua que poderá ser acompanhado integralmente do Estado ocorrerá somente em 25 de junho de 2029.

Fonte: g1 CE

Post a Comment