Trecho com luzes dos postes apagadas na avenida Maria Letícia Pereira, em Juazeiro do Norte (Foto: Guilherme Carvalho/CBN Cariri)

Estudantes universitários de Juazeiro do Norte reclamam da insegurança causada pela falta de iluminação em um trecho da avenida Maria Letícia Pereira, no bairro Cidade Universitária. Via de acesso a quatro instituições de ensino superior, a avenida tem um trecho completamente às escuras entre o Centro Universitário Unileão e o cruzamento com a avenida Tenente Raimundo Rocha.

Com as lâmpadas dos postes apagadas, a sensação de insegurança aumenta. O histórico de assaltos na região é outro agravante que preocupa os universitários, conforme destacou o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Levi Rabelo, aluno do curso de jornalismo da instituição.

"Já teve caso de estudantes de moto que foram assaltados, assim como pessoas que tentaram chegar a pé. Então, o risco é muito grande e é ainda maior para as estudantes, que além de assalto e violência física, podem sofrer também violência sexual", disse o estudante em entrevista à rádio CBN Cariri.

O medo de ser assaltado também acompanha o estudante de psicologia, Gustavo Figueiredo, todos os dias no trecho sem iluminação que ele utiliza para chegar ao campus da Unileão, onde cursa a graduação. "É um lugar que me provoca uma grande sensação de insegurança, medo de assaltos principalmente. Se as pessoas que estão com veículos, como eu, que utilizo moto, já ficam inseguras, imagina os ciclistas e pedestres que precisam circular por ali", comentou.

Além da UFCA e Unileão, a avenida é corredor de acesso para o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE) e a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ). Por dia, mais de cinco mil estudantes trafegam pelo trecho.

Procurada pela CBN Cariri, a Polícia Militar do Ceará (PM-CE) informou, por meio do 2º Batalhão da PM, em Juazeiro do Norte, que o bairro Cidade Universitária recebe patrulhamento do policiamento ostensivo geral diariamente, além de monitoramento das equipes da força tática e do motopatrulhamento. A PM-CE diz que qualquer atitude suspeita, que indique ação delituosa, deve ser denunciada imediatamente por meio do telefone 190.

Sobre a falta de iluminação no trecho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) afirmou já estar ciente da existência do problema e prometeu enviar equipes técnicas ao local para solucioná-lo. A pasta ainda ressaltou que a população pode relatar problemas de iluminação pública pelo telefone 0800 006 1236 ou através do aplicativo Cidade Iluminada, disponível para downloads nos sistemas Android e IOS. 

Com informações do repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri e O Povo

Post a Comment