17/05/2022

Para muitas pessoas, o dia do aniversário é de muita alegria e agradecimento por mais um ano de vida. Porém, quando uma pessoa está internada em um hospital e chega essa data, o momento pode ser melancólico e triste. Em alguns casos, o paciente esquece da celebração, visto que perde as noção do tempo durante a assistência. Para alegrar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) internados há mais tempo e sem previsão de alta no Hospital Regional do Cariri (HRC), o grupo de Humanização e o Serviço Social da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) deram início ao projeto Hoje é seu aniversário.

Para que a iniciativa seja realizada, a equipe de assistentes sociais faz uma triagem de pessoas internadas que estão conscientes e orientadas. É colocada, então, uma placa no leito indicando que é o aniversário daquele paciente, que também recebe um cartão de felicitações. A abordagem ocorre com trabalhadores do Serviço Social, membros do grupo de Humanização e profissionais de assistência.

Ao chegarem na acomodação, os colaboradores informam ao paciente que todos estão reunidos para celebrar mais um aniversário dele(a). Cantam Parabéns pra Você e, para decorar o festejo, um bolo não comestível, confeccionado em isopor e feltro, é posto próximo ao leito. Por estarem em uma unidade hospitalar e devido às restrições alimentares, os aniversariantes não podem ingerir uma torta real.


Valdemir Augusto da Silva, morador de Mauriti, município da região do Cariri, completou 42 anos nessa segunda-feira (16) e foi um dos contemplados com a ação. “Estava triste por passar a data no hospital, sem nenhum colega perto da gente, só esse aqui que está me acompanhando. Mas aí, quando elas [as profissionais] chegaram, já me animei. Agora é esperar a alta para terminar de comemorar em casa”, disse.

Na quarta-feira (11), foi a vez de fazer a surpresa na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Maria Gomes Filha, de Potengi, recebeu a visita das filhas para celebrar os 65 anos. A emoção tomou conta. “Ela sempre gostou de comemorar essas datas. Eu pensei que ela já ia estar em casa e que a gente ia poder chamar os familiares para festejar, mas ela continua aqui. Ao ver o bolo e a gente, ela ficou muito feliz”.

Acolhimento
De acordo com a presidente do GT de Humanização do HRC, Fabiana Alves, a ideia do projeto surgiu porque “percebemos que, quando alguém parabenizava um paciente, na maioria dos casos, isso transformava o dia dessa pessoa, que muitas vezes estava melancólica e numa situação mais complicada”. Ela complementa: “É uma forma de fazer esse paciente ter uma alegria num dia que, para ele, talvez fosse muito mais triste por estar no hospital”.

A coordenadora do Serviço Social, Amanda Sampaio, avalia que os efeitos no paciente são bastante benéficos. “Eles se sentem acolhidos, lembrados e, em algumas vezes, até se emocionam. Quando os familiares estão presentes, eles também gostam muito. Isso traz benefícios porque, naquele momento, eles celebram a vida, talvez não do jeito que gostariam, mas ainda assim comemoram e isso dá uma nova esperança”.

Post a Comment