O motorista de aplicativo que agrediu uma passageira durante uma discussão após uma corrida na noite de ontem (29 de maio de 2022), foi banido da plataforma local do município de Juazeiro do Norte, conforme o representante dos motoristas de aplicativo do Cariri, Jonathan Souza. A discussão teria sido motivada pela cobrança de uma taxa extra feita pelo condutor. O caso aconteceu na noite deste domingo (29).

O representante reprovou a atitude do condutor e esclareceu que o homem só foi banido das plataformas que atuam na região, o que o mantém habilitado a fazer corridas pelas plataformas nacionais.

"Não é uma postura padrão da associação, o que levou o mesmo a ser banido das plataformas locais, mas com relação às nacionais, elas precisam se posicionar imediatamente sobre o caso", complementou.

A 99, empresa pela qual a vítima solicitou a corrida, informou em nota que lamenta profundamente o caso e repudia veementemente o ato de violência contra a passageira. Ainda conforme a empresa, o condutor também foi banido da plataforma nacional.

"Assim que tomamos conhecimento, banimos o motorista e estamos em contato com a passageira para prestar acolhimento e suporte necessários. Estamos disponíveis para colaborar com as investigações das autoridades, se necessário", disse a 99.

Ainda segundo a empresa, a 99 investe constantemente em segurança e educação e ressalta que o passageiro não deve aceitar nenhum tipo de cobrança além da que está sendo mostrada pelo aplicativo.

"Ressaltamos ainda que a segurança é prioridade para a empresa, antes, durante e depois das viagens. Em situações como essa, que vão contra os Termos de Uso do app, orientamos que o usuário, seja ele motorista ou passageiro, informe imediatamente pelo app ou pela nossa Central de Segurança, no telefone 0800-888-8999, para que medidas cabíveis sejam aplicadas. Por fim, reforçamos que o passageiro não deve aceitar nenhum tipo de cobrança além da que está sendo mostrada pelo aplicativo", afirma a empresa.

Socos e ameaças
A vítima, a autônoma Camila Andrade, informou que além de ser agredida ainda recebeu ameaças do motorista que, segundo ela, ainda tentou mudar a versão dos fatos com a chegada de pessoas ao local.

"Já dentro do carro ele começou a me enforcar. Ele usava uma das mãos para me enforcar e com a outra ele dava vários socos. Eu estava com um top e torceu e fiquei nua aqui na parte de cima. Depois que comecei a gritar e algumas pessoas chegaram, ele tentou colocar a culpa em mim, dizendo que eu que o tinha agredido, além de ter me ameaçado dizendo que eu iria pagar por isso", disse a autônoma Camila Andrade.

O motorista que não quis se identificar negou as agressões e afirmou que cobrou um valor a mais porque a corrida era de curta distância.

"Eu dei um tapa no celular dela e o aparelho caiu e peguei o celular para ela não me filmar. Ela começou a fazer escândalo, batendo no portão da casa dela. A maioria dos motoristas que trabalham por aplicativo sabe que as corridas são sem futuro (sic) e por isso eu pedi a mais sim", explicou.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as primeiras informações colhidas pela equipe que atendeu a ocorrência no local da confusão apontam que as agressões iniciaram após uma divergência sobre o valor cobrado na corrida.

Segundo a SSPDS, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada ao local. A passageira e o condutor compareceram espontaneamente à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foram ouvidos pela Polícia Civil.

Ainda de acordo com a Secretaria, a polícia expediu guias para exames de corpo de delito na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e um inquérito policial foi aberto.

VÍDEO:


Agressões filmadas
Nas imagens da câmera de segurança a mulher e o condutor aparecem discutindo fora do carro, em frente a uma casa.

Em determinado momento, o homem tentou atingir a passageira com um soco, mas ela conseguiu desviar e revidou, atingindo o homem. A mulher também deu pancadas no veículo.

O motorista pegou a mulher pelos cabelos, depois segurou o pescoço dela e tentou sufocá-la dentro do carro. O vídeo é finalizado com a mulher no interior do veículo.

Fonte: g1 CE

Post a Comment