Casas foram invadias pela forte correnteza em vários bairros da cidade de Barbalha. Foto: Guilherme Carvalho/Rádio CBN Cariri/ Arquivo

Os municípios de Cedro, Várzea Alegre e Barbalha, na macrorregião do Cariri, e Carnaubal, na Ibiapaba, vão receber R$ 3,5 milhões para apoiar na recuperação das áreas prejudicadas com as chuvas deste ano no Ceará. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela (PDT) nesta terça-feira (24 de maio de 2022).

"Os recursos serão destinados tanto para apoio das famílias que perderam suas casas nas enchentes como também para a recuperação de vias danificadas, entre outras ações. Seguimos trabalhando firme em parceria com os municípios para minimizar os efeitos das cheias aos cearenses", disse a governadora.

Em março deste ano, as chuvas registradas na região do Cariri deixaram, pelo menos, 354 famílias desabrigadas nos municípios de Cedro e Várzea Alegre. Ao todo, 11 localidades da zona rural de Cedro foram afetadas.

Em Várzea Alegre o rompimento de barragens de açudes da região deixou várias localidades do município inundadas. No Cedro, a cheia do Açude Ubaldinho afetou a rotina da população do entorno.

Já em Barbalha, o rompimento de uma barragem ocasionou uma forte inundação nas ruas da cidade em 13 de abril.

De acordo com o relatório da prefeitura, os pontos de alagamento concentraram-se ao longo do curso natural das águas do riacho do Batoque, nos bairros Santo André, Bela Vista, Cirolândia e Centro. Também foram registrados danos nos conjuntos Nassau e Nossa Senhora de Fátima.

Naquela data, o prefeito Guilherme Saraiva disse que, “o principal motivo do alagamento foi uma ponte que é na verdade uma barragem que foi construída em 2019. Essa ponte represou essa água e estourou o canal; quando estourou o canal, ele entrou para esses quatro bairros da cidade. Ontem mesmo a prefeitura já retirou essa barragem que foi construída em 2019 para que o curso da água siga o caminho normal dela.”

Gazeta do Cariri -  Com informações do g1 CE

Post a Comment