A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está com inscrições abertas, até o dia 2 de junho de 2022, para o curso de formação “Ações Afirmativas por Meio de Cotas Raciais, Bancas de Aferição e Fraudes”. As/os interessadas/os devem preencher o formulário on-line.

O curso, gratuito e com início no dia 3 de junho de 2022, é aberto a servidores técnico-administrativos e docentes da UFCA e de outras instituições de ensino superior e também a membros da sociedade civil que atuam ou promovam a temática. Estão disponíveis 50 vagas. 

Ministrada pelo professor Reginaldo Ferreira Domingos, do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), a capacitação pretende tocar nas questões teóricas sobre a população afro-brasileira, o racismo estrutural no Brasil e as políticas afirmativas. Também tem a intenção de abordar questões práticas sobre as bancas de heteroidentificação e a legislação em torno dessa prática.  

“[A ideia é] construir compreensões da história e do racismo estrutural para depois entender a origem das políticas afirmativas e, consequentemente, das cotas e das bancas de aferição. Essa é a discussão teórica. E, por fim, seria a discussão prática. (…) Como funcionam as bancas, todo o procedimento. Falar também sobre as questões legais, que hoje asseguram tanto as cotas como as bancas”, explicou o professor. 

Aulas
As aulas serão ministradas nos dias 3, 6, 10 e 13 de junho de 2022, de forma presencial, das 14h às 18h, nas salas M104 e M102, no campus Juazeiro do Norte. O certificado de participação possui carga horária total de 20 horas. 

Os inscritos deverão comprovar participação em pelo menos 75% da carga horária. A comprovação será por meio da assinatura da lista de frequência, que será disponibilizada durante cada encontro.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail heteroidentificacao.sisu@ufca.edu.br.

Serviço
Curso de formação: Ações Afirmativas por Meio de Cotas Raciais, Bancas de Aferição e Fraudes
Inscrições: 20 de maio a 2 de junho de 2022 (Link para Inscrição)
Datas: 3, 6, 10 e 13 de junho de 2022
Horário: 14h às 18h
Local: sala M104 (03/06) e M102 (6, 10, e 13/06), campus Juazeiro do Norte
Carga Horária: 20h
Vagas: 50

Mais informações: heteroidentificacao.sisu@ufca.edu.br

Post a Comment