06/06/2022

O VI Seminário de Desenvolvimento, Estado e Sociedade ocorrerá presencialmente na cidade do Crato, Região do Cariri, durante os dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2022, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Pela primeira vez o evento está sendo realizado por dois Programas de Pós-graduação: o Programa de Planejamento em Dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande Campus de Pau dos Ferros e pelo Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Urbana da URCA, Campus do Pimenta em Crato.

Esses programas têm a participação de um conjunto de Instituições de Ensino Superior que capitaneiam as investigações sobre o território do Semiárido brasileiro e suas particularidades relacionadas às políticas públicas transversais e os processos de desenvolvimento regional, enfatizando as transformações e movimentos econômico, social e político, em consonância com particularidades ambientais, culturais e identitárias.

Tendo a preocupação de ambientar as discussões sobre Desenvolvimento, Estado, Sociedade e seus desdobramentos regionais e urbanos ao atual contexto de gradual avanço sobre a Pandemia da COVID-19 e o quadro de crise humanitária, o tema proposto para este ano será “Distopia, crise civilizatória ou fortalecimento dos sistemas sociais? Desenvolvimento em um cenário pós-Pandemia”.

Como tem ocorrido nas últimas edições do SEDRES, os debates e discussões que nortearão a submissão de trabalhos terão seis Sessões Temáticas (ST’s), descritas a abaixo, juntamente com o arquivo modelo para escrita:

Estudos teóricos e metodológicos do Desenvolvimento;
Inovação Social, Identidades e Desenvolvimento;
Dinâmicas socioeconômicas do Território;
Instituições, Governança Territorial e Desenvolvimento;
Ambiente, Populações e Desenvolvimento;
Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional em um cenário pós-Pandemia.

Mais informações sobre o evento (clique aqui)

Post a Comment