Uma criança de um ano e meio de idade se engasgou com um pedaço de maçã enquanto estava sendo alimentada por sua mãe nesse sábado, 4 de junho de 2022, no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Por coincidência, no momento do incidente uma viatura da Polícia Militar passava em frente à residência da família, localizada no bairro Conjunto Industrial. Acionados pela mãe do garoto, os policiais desembarcaram imediatamente para tentar reestabelecer a respiração do menino.

Com a criança nos braços, um dos agentes aplicou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros recomendada em casos de obstrução das vias aéreas por um corpo estranho. Após algumas tentativas, a criança voltou a respirar em condições aparentemente normais. Apesar disso, ela foi encaminhada a uma unidade de saúde da região para passar por uma avaliação médica.

Como agir em caso de engasgo de bebês e crianças
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Para evitar complicações, algumas medidas de primeiros socorros são recomendadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE), especialmente nas ocorrências envolvendo bebês e crianças.

Manobra de Heimlich: Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Recém-nascidos: Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

O CBM-CE orienta, no entanto, que os procedimentos são válidos somente se o bebê ou criança engasgado estiverem conscientes. Do contrário, precisarão de atendimento hospitalar o mais rápido possível. Ainda conforme o órgão, as medidas de socorro devem ser executadas exclusivamente por pessoas que saibam como procedê-las.

Fonte: O Povo

Post a Comment