Embarcação de carga Thais, que naufragou a caminho de Fernando de Noronha. Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma embarcação de carga naufragou no caminho entre o Recife e Fernando de Noronha, nesta quarta-feira (22 de junho de 2022). Até o início da noite, dos oito tripulantes do barco, quatro ainda estavam desaparecidos no mar. De acordo com o dono do barco chamado "Thaís", o naufrágio foi detectado às 4h30, quando a tripulação perdeu o contato com o continente e um equipamento de sinalização apontou problemas.

A embarcação saiu do Recife em direção a Fernando de Noronha às 14h da terça-feira (21) e, segundo o Porto do Recife, levava com 100 toneladas de material diverso. A previsão era de que a chegada ocorresse por volta das 6h desta quinta-feira (23).

Por nota, a Marinha do Brasil informou que o naufrágio ocorreu a aproximadamente 60 milhas náuticas (cerca de 111 quilômetros) de Cabedelo, na Paraíba.

Em comunicado atualizado às 18h desta quarta, a Marinha informou que oito tripulantes estavam a bordo e quatro deles foram resgatados pelo Navio Mercante Nazenin. Eles estão em bom estado de saúde.

Segundo a Marinha, as buscas continuam com os navios patrulha Grajaú e Guaíba, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, além de uma aeronave da Força Aérea Brasileira especializada em missões de busca e salvamento. Também foi deslocada para a área do naufrágio uma embarcação de transporte de carga.

O dono do barco, Moacyr Luna, afirmou que a carga levada ao arquipélago era de material de construção. Quando ele conversou com o g1, a informação ainda era de que três dos tripulantes que estavam no barco tinham sido resgatados.

"A Marinha está no local. Ele estava navegando tudo bem até as 4h30 da manhã de hoje. Deve ter acontecido uma mudança brusca de tempo", afirmou Moacyr Luna.

Por meio de nota, o Porto do Recife informou que a embarcação de carga Thaís costumava atracar no Porto do Recife a cada duas semanas para embarcar suprimentos para Fernando de Noronha e que, de acordo com o agente da embarcação, a manutenção da embarcação estava em dia e a carga não excedia o limite permitido.

"O barco, operado pela empresa Jaqueline Segundo, desatracou do ancoradouro nesta terça-feira (21), às 14h20, seguindo com destino a Fernando de Noronha com 100 toneladas de materiais diversos. Porém, por volta das 4h30 da manhã desta quarta-feira, a tripulação perdeu o contato com o continente", informou, no comunicado.

Outros casos
Em 2020, a escuna Toda Nua, maior embarcação de turismo de Fernando de Noronha, naufragou a 12 milhas do Porto do Recife, o que equivale a 20 quilômetros. A embarcação não transportava passageiros e os cinco tripulantes foram resgatados com vida (veja vídeo acima).

Além disso, entre 2016 e 2019, quatro barcos de carga naufragaram na rota de Noronha. Foram o barco Navegantes, o Ekos Noronha, Navemar XII e Além Mar.

Fonte: g1 PE

Post a Comment