A partir desta quarta-feira (1º de junho de 2022) começa a valer o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A versão não terá alteração de valor, nem trará custos adicionais aos condutores, informou Rodolfo Rodrigues, gerente de prontuário de habilitação do Detran-CE.

Conforme o órgão, a troca da CNH é gradual, não imediata. A versão estará disponível automaticamente para a primeira emissão ou renovação do documento, além da segunda via.

ALTERAÇÕES
Por questões de segurança, o novo documento terá um código no verso, com o mesmo número do passaporte. Segundo Rodrigues, o projeto é que a CNH possa ser apresentada em embarques nacionais, podendo substituir passaportes.

Também tem como objetivo se aproximar do padrão internacional de trânsito, além da inclusão do nome social e da família afetiva.

Será possível escolher se o documento será emitido na versão impressa, digital ou ambos. No caso da carteira digital, o procedimento deve ser feito aplicativo "Carteira Digital de Trânsito".

O QUE MUDA NA NOVA CNH?

O novo modelo inclui um campo para o nome social, além da possibilidade de usar a filiação afetiva, através da inserção dos nomes de dois pais e duas mães.  
Diferente do modelo atual, predominantemente na cor verde, a nova versão combina as cores verde e amarelo;
Outra novidade é o local da assinatura do condutor, que antes era após a dobra, e passará a ser abaixo da foto; 
Na primeira parte do documento, haverá a indicação se o motorista tem permissão para apenas dirigir, através da sinalização com a letra "P", ou se já possui a CNH definitiva, indicada pela letra "D";
Na seção inferior do documento, ficará a maioria das novidades: quadro com silhuetas de veículos, acompanhado do código de cada categoria, local em que será indicado para quais categorias o motorista está habilitado;
Logo abaixo da tabela, estará o quadro de observações, local destinado para informar eventuais restrições médicas do condutor ou se ele exerce atividade remunerada.

Desde 2021, começou a vigorar as novas validades para a CNH: 10 anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para pessoas acima dos 50 a 69 anos; e três para os com 70 anos ou mais.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment