O aumento nos casos de violência contra a mulher nos últimos anos fez a população do Cariri enxergar na Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE) uma possibilidade de enfrentamento a este tipo de crime. Assim, em 2016, o movimento de mulheres reivindicou a criação, dentro da estrutura da instituição, de um núcleo especializado na demanda.

Hoje, o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) do Cariri, além da sede em funcionamento no Crato, agora conta com um anexo para atendimentos na Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte. O espaço foi inaugurado em março deste ano pelo Governo do Estado.

“As mulheres que forem vítimas de alguma violência podem nos procurar. Atualmente, contamos com dois defensores realizando os atendimentos e sempre que somos demandados para uma situação de urgência, a equipe técnica tem o nosso contato pessoal e nos acionam. Os núcleos, tanto do Crato quanto o da Casa da Mulher Cearense, atendem a toda a terceira macrorregião do Cariri”, explica a defensora Jannayna Nobre, responsável pelo núcleo em Juazeiro.

Além da violência física, a Lei Maria da Penha (que pune agressores de mulheres no âmbito doméstico e familiar) tipifica mais quatro tipos de crime: patrimonial, sexual, moral e psicológico. Por isso, o Nudem Cariri, atua de forma interdisciplinar para acolher a mulher vítima de alguma dessas violações.

A Casa da Mulher Cearense garante um espaço seguro e acolhedor para que as mulheres denunciem as agressões e encontrem um atendimento humanizado. Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério Público e outros órgãos que integram a rede de proteção à mulher estão na Casa.

Os atendimentos do Nudem em Juazeiro do Norte podem ser agendados de forma presencial ou por telefone.

SERVIÇO
NUDEM NA CASA DA MULHER CEARENSE, EM JUAZEIRO DO NORTE
Atendimento: (85) 98976.5941 – 8h às 12h e 13h às 18h

Post a Comment