Por Redação Gazeta do Cariri

A criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi aprovado pelo Conselho Superior Universitário (Consuni), em reunião ordinária na última segunda-feira, 6 de junho de 2022. A proposta de criação já havia passado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), tendo a aprovação das instâncias superiores da URCA, aguardando agora o trâmite de análise e aprovação no Conselho Estadual de Educação.

A proposta do Curso de Arquitetura nasce dentro dos anseios e necessidades da região, no intuito de valorização também do patrimônio histórico e cultural.

O Curso, após passar pelas instâncias superiores da universidade e aprovação do Conselho Estadual de Educação, do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, irá funcionar no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte.

A proposta de expansão dos cursos da URCA está pautada nas necessidades de formação das respetivas áreas, a exemplo do curso de Medicina, em Crato, garantindo o acesso dos estudantes ao ensino gratuito, além do curso de Gestão em Turismo, que nasce com o Campus de Barbalha.

Valorização do patrimônio

O curso teve a proposta elaborada por arquitetos e professores da URCA, tendo como base uma formação pautada na valorização e conservação no patrimônio histórico edificado local. O Reitor da URCA, que presidiu a reunião, destacou que esse foi um dia representativo para a URCA. “Similar aos demais cursos, este traz uma proposta transdisciplinar de formação do arquiteto e urbanista, fundado em aspectos como a inserção de nosso ambiente, iluminação e clima; estética regional; valorização do patrimônio histórico e natural; acessibilidade, questões sanitárias e sustentáveis; cidades e intervenções inclusivas”, explica o reitor.

O vestibular para o novo curso da URCA será realizado no próximo semestre, após o parecer do Conselho Estadual de Educação e publicação no Diário Oficial.

Post a Comment