Imagem aérea da na zona rural de Várzea Alegre após rompimento de barragem

O município de Várzea Alegre, na Região do Cariri, registrou a maior chuva no Ceará durante a quadra chuvosa, que compreende os meses de fevereiro a maio. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi observado na cidade no dia 17 de abril um total de 200 milímetros no posto pluviométrico Boa Vista.

Na época, em razão da precipitação, ruas e casas do município ficaram alagadas. Imagens enviadas por populares mostraram moradores da região usando baldes para retirar a água que invadiu casas e comércios.

Em seguida aparecem São Gonçalo do Amarante (179 milímetros); Jaguaruana (170 milímetros); Maranguape (140 milímetros) e Fortaleza (136,9 milímetros).


Na capital, a maior chuva registrada durante a quadra chuvosa ocorreu em 30 de abril no posto do Pici, onde foram computados 136,9 milímetros. Outras três fortes chuvas aconteceram no dia 29 de março, no qual foram contabilizados 135,8 milímetros, 103,8 milímetros e 99,6 milímetros.

Capital tem março mais chuvoso desde 1973
Fortaleza registrou o melhor março do ponto de vista de chuva acumulada desde 1973, quando começaram os registros pluviométricos na capital cearense. A informação foi repassada por Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme. Foram mais de 600 milímetros de chuva.

De acordo com Sakamoto, o motivo para o acúmulo de 30% de chuva acima da média climatológica no mês de março na capital cearense foi a influência da zona de convergência intertropical.

"Terminou a quadra chuvosa no Ceará e o principal período de chuvas mostrou que o volume acumulado ficou em torno dos valores médios. Foram 620,5 mm. São dados parciais ainda. Alguns municípios bateram alguns recordes de chuva, Fortaleza, por exemplo, acumulou muito mais de 600 mm. O melhor março desde o início da medição, em 1973", explicou.

Sakamoto esclareceu que a distribuição irregular de chuvas no estado é uma característica do clima semiárido, mas ainda assim as precipitações contribuíram para gerar aporte nos açudes cearenses.

"No mês de abril as chuvas ficaram em torno da média e maio voltou a chover de novo. A distribuição irregular também foi em relação ao espaço onde choveu mais em algumas regiões como a região do litoral de Fortaleza, que inclui a capital cearense e a Região Metropolitana. Onde choveu mais também foi no Cariri. Por causa das boas chuvas naquela região dois dos principais reservatórios do estado pegaram bastante água neste ano, no caso o açude Orós e também o Castanhão", afirmou.

Quadra chuvosa
O Ceará apresentou a terceira melhor quadra chuvosa dos últimos 10 anos, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De fevereiro a maio deste ano choveu 621,3 milímetros. Esse acumulado fica atrás apenas de 2020 quando foram computados 727,4 milímetros e 2019 que registrou 671,9 milímetros.

Outro dado da Funceme mostra que maio de 2022 foi o melhor mês nos últimos 10 anos. Foram registrados 108,9 milímetros de precipitações.

Chuva em Fortaleza
Fortaleza amanheceu debaixo de fortes chuvas nesta quarta-feira (1º), primeiro dia pós-estação chuvosa. As precipitações foram registradas em vários bairros da capital e já haviam sido previstas pela Funceme. O Centro de Fortaleza registrou vários pontos de alagamentos.

As chuvas começaram ainda durante a madrugada e se estenderam pelo começo da manhã desta quarta. Alguns semáforos na Avenida Pontes Vieira ficaram apagados.

Previsão para quinta-feira (2) e sexta-feira (3)
Para a quinta-feira (2) e a sexta-feira (3), a Funceme aponta que o céu continue variando de poucas nuvens a nublado, com chuva no Cariri, região Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, alta possibilidade de chuva isolada.

Fonte: g1 CE

Post a Comment