As últimas visitas do governador Camilo Santana (PT) ao Cariri não apenas foram pautadas por participações em eventos e inaugurações. Apesar de não confirmadas por sua assessoria, Camilo participou de reuniões para discutir os nomes que terão seu apoio na eleição deste ano. As articulações iniciaram ainda no voo que o trouxe ao Cariri e continuaram em Juazeiro do Norte, com a participação dos deputados federais José Guimarães (PT) e José Arnon Bezerra (PTB), principais articuladores da base do Governo na região.

Em debate realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Crato, em novembro de 2015, Guimarães disse que exigia sentar-se à mesa para decidir as candidaturas na região. Ele é líder do governo Dilma Rousseff na Câmara Federal e o deputado mais votado do Cariri. Durante sua fala, Guimarães apontou os nomes do ex- -prefeito Manoel Santana, em Juazeiro do Norte, e Fernando Santana, em Barbalha, como os melhores para entrar na disputa.

No Crato, Guimarães apontava a necessidade de conversar com o PDT, o deputado estadual Zé Ailton Brasil (PP) e o prefeito Ronaldo Mattos (PSC). Das afirmações do deputado Guimarães, as recentes reuniões trouxeram o nome do ex-secretário do governo Cid Gomes e ex-candidato a prefeito do Crato, André Barreto. O ex-secretário disputa a indicação do PDT com o empresário Rafael Branco e o promotor aposentado Francisco Moura Leitão.

Caso se confirme as definições, ficam de fora o empresário Gilmar Bender (PDT), o atual vice-prefeito Luiz Ivan (PTB) e o ex-deputado estadual Giovanni Sampaio (PSD), em Juazeiro, e do médico Marcos Cunha (PT) em Crato.

Fontes do PT no Crajubar especulam que o diretório do partido no Crato deve indicar o nome a vice-prefeito. A tese cratense deve ser definida em março, durante encontro que definirá as pré-candidaturas. O grupo do deputado José Guimarães pode enfrentar a resistência do grupo do vereador Amadeu de Freitas, que defende candidatura própria.

Em Juazeiro do Norte, a indicação do ex-prefeito Manoel Santana é contestada por um grupo liderado pelo advogado Bernardo Neto. Os opositores defendem a realização de prévias internas para definir o nome que representará o partido em 2016. Para debater o assunto, o deputado Guimarães ficou de realizar uma reunião ampliada do Diretório Municipal do PT de Juazeiro, ainda nesta semana.

A situação mais tranquila é a do secretário adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana. Favorito a indicação de Camilo na disputa deste ano, Fernando não enfrenta resistências internas e ressalta que faz parte de um grupo político e vai assumir a tarefa que lhe for concedida.

Contatamos os outros dois nomes favoritos a indicação e todos negaram participação nas reuniões. Manoel Santana disse ter ficado sabendo da reunião, mas não foi convidado ou comunicado sobre o encontro. O petista falou que fica feliz com a confiança, mas que está centrado em voltar à Assembleia e continuar o trabalho que vinha desenvolvendo.

André Barreto revela estar feliz com a informação, mas que continuará defendendo um amplo debate para definir o nome que entrará na disputa. Ele colocou como requisito o consenso entre os partidos que compõem a base e o apoio do governador. André informou que participará de reunião com o governador Camilo Santana, neste mês de janeiro, onde uma das pautas será a sucessão.

O deputado Arnon Bezerra confirma a participação na conversa, mas argumenta que ela aconteceu informalmente. Sobre os nomes, Arnon disse que foram apenas alguns dos muitos que foram cogitados. O deputado, líder do PTB no Ceará, ressaltou o nome de Luiz Ivan, em Juazeiro, e a necessidade de uma ampla discussão no Crato. Para ele, está na hora do PTB mostrar sua força.
 
(Jornal do Cariri)                       Política   Destaques

Post a Comment