Cariri. Uma paciente de 54 anos, residente no bairro Pirajá em Juazeiro do Norte, foi diagnosticada com a febre Chikungunya. A mulher disse que viajou para o município de Arcoverde (PE) e, na casa de seus familiares no Pernambuco, uma pessoa estava acometida da doença. No retorno ao Juazeiro, ela declarou ter percebido os sintomas semelhantes quando recorreu a uma unidade de saúde local.
O médico desconfiou do quadro da paciente e soube do contato da mesma com alguém com a doença no vizinho estado. Os exames devidos foram feitos e o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN) confirmou a Chikungunya. Ao tomar conhecimento, a Técnica de Vigilância à Saúde, Anaile Montezuma, tratou de adotar todas as providências que o caso requer no tocante a medicação e o acompanhamento da paciente por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro.
A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue e causada pelo vírus CHIKV tendo seu modo de transmissão pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas são semelhantes como febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da Febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações já que o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.               (Assessoria de Comunicação)                   Principal

Post a Comment