Seis municípios do Cariri serão contemplados com projeto de universalização de sistemas de esgotamento sanitário: Barbalha, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Em visita às obras de transposição do Rio São Francisco, em junho, o assessor de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, afirmou que, ao todo, 22 municípios cearenses receberão os investimentos. De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que opera nas localidades, serão investidos cerca de R$ 579 milhões no projeto. 

Os valores são estimativas e poderão passar por revisão no decorrer das etapas, que não necessitarão de contrapartida por parte dos municípios. Conforme divulgado pela Cagece, além de contemplar a universalização dos sistemas de esgotamento sanitário em municípios do Cariri e melhorias nos sistemas de esgoto já existentes, também serão realizados investimentos na redução de perdas. Ainda em análise, o esperado é que a universalização seja realizada até o 20º ano após o início do contrato. Nos municípios menores, existe maior chance de que a universalização completa aconteça antes do prazo. 

Como repassado pela assessoria da companhia, “a Cagece realizou visita, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a todos os municípios que fazem parte do projeto. Na oportunidade, foi realizado diagnóstico da infraestrutura existente. Além disso, a Cagece realiza, constantemente, mapeamento de infraestrutura e situação dos municípios, com a finalidade de captar recursos para melhoria e ampliação dos sistemas”. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da última edição da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, Juazeiro possuía 62.494 unidades de economias ativas abastecidas residenciais no ano de 2008. Em Barbalha, o número era de 9.997. 

O secretário de Infraestrutura de Barbalha, Everardo Sampaio, disse que o Município tem 55% de área saneada. O projeto de ampliação do sistema de saneamento e ampliação do sistema de abastecimento de água, como explicou, não terá necessidade de contrapartida financeira por parte do Município. Para que se firme o compromisso, o esperado é a renovação do contrato. Além desse projeto, Everardo Sampaio destaca projetos da gestão, entre eles o abastecimento de água no sopé de serra da Chapada do Araripe, em comunidades como Riacho do Meio, Caldas e Arajara. O abastecimento é conveniado com a Funasa. Nos locais, ainda hoje, o abastecimento acontece por meio de carros-pipa. “Uma vez concluído, acabou carro- -pipa”, enfatiza. 

Além disso, ele cita a construção de poços profundos em comunidades como a Bulandeira e o Carrapicho, que visam ampliação do sistema rural. Na área de drenagem, ele diz haver projeto de drenagem do Riacho Seco, que corta a Bela Vista, que já chegou a inundar em casos de enchente. “A Prefeitura está projetando esse canal”, conta, ao dizer que o financiamento, possivelmente, será feito pela Caixa Econômica. “Nos próximos 60 dias, teremos um canteiro de obras na cidade toda. Creches, escola de tempo integral, ginásios escolares, entre outros projetos”, completa, citando que há, em andamento, projetos ligados a moradias, recuperação de estradas e calçamento.            (Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment