Imagem capturada nesta terça-feira (17), na Praça
dos Franciscanos. FOTO: Normando Sóracles
Há anos, os pombos são cada vez mais presentes em praças de Juazeiro do Norte. Essas aves apresentam grandes riscos à saúde humana através da transmissão de doenças graves, como a salmonela e a meningite. Na imagem capturada nesta terça-feira (17), na Praça dos Franciscanos, um bando de pombos ocupa parte do solo próximo aos bancos.

A ação da população tem contribuído para a formação de um ambiente favorável à reprodução de pombos. Alimentar e fornecer água para esses animais ajuda na proliferação descontrolada. Em centros urbanos como Juazeiro do Norte, os pombos podem viver de 3 a 5 anos e ter entre 20 e 30 ninhadas.

Os pombos transmitem doenças causadas por fungos, riquétsias e bactérias. A transmissão acontece, principalmente, através das fezes dessas aves. As fezes dos pombos devem ser limpadas com cautela, pois as bactérias presentes podem ser transmitidas pelo ar e inaladas.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), o município não conta com medida protetiva para a limpeza das fezes. O Ministério da Saúde recomenda o uso de luvas e máscaras durante a limpeza das fezes dos pombos, que devem ser umedecidas com desinfetante antes de serem recolhidas.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment