Juazeiro do Norte possui lavanderias públicas há mais de 20 anos. A maioria destes equipamentos não passam por reformas há muito tempo. É o caso da lavanderia pública do Parque Antônio Vieira. 

Moradores do bairro afirmaram que se sentem “totalmente abandonados pelo Poder Público” e revelam que as famílias mais “pobres” que precisam do serviço sofrem com as más condições do local. 

Ambiente sujo, estrutura comprometida, rachaduras nas paredes, desperdício de água e piso danificado são alguns dos problemas denunciados. Segundo os moradores, a lavanderia pública oferece sérios riscos à saúde e integridade da comunidade. 

Relembrando 
Em março de 2017, duas crianças e uma adolescente ficaram feridas no desabamento do teto da lavanderia pública do bairro Timbaúbas. O equipamento daquela localidade foi reformado e entregue à população em março deste ano. 

A reforma custou cerca de R$ 115 mil e contemplou a instalação de 24 pias de cimento e torneiras, piso industrial com calha grande para escoamento da água, renovação de toda a rede elétrica e hidráulica, reforma da fossa séptica e troca do telhado. Além disso, o equipamento recebeu dois banheiros com sanitários completos e portas de madeira envernizadas. 

Outro lado 
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), informa que a Lavanderia Pública Maria de Lurdes Ferreira será reformada em 2020 e contará com espaço totalmente reestruturado e requalificado, e já conta com projeto finalizado, para ser encaminhado para licitação. 

Este ano a prefeitura diz que já entregou totalmente reformada a Lavanderia do Bairro Timbaúbas, oportunizando melhores condições para a comunidade que se utiliza dos serviços. São cinco lavanderias em Juazeiro do Norte, uma delas já recuperada. Todas as outras serão reformadas no próximo ano, conforme a Sedest. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment