Por Redação Gazeta do Cariri

O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens – da URCA -, e o Geopark Araripe, lançam o Programa Paleoimage, nesta segunda-feira (23), às 8h30, no auditório do Geopark Araripe, no campus Pimenta, em Crato. 

Paleoimage é um programa inédito e inovador para combater o tráfico e furto de fósseis do Ceará. 

O programa foi desenvolvido pelos professores Katia Sacramento (URCA) e Vinicius Sacramento (UFCA). Outras propostas inovadoras estão sendo implementadas, em parceria com os pesquisadores Allyson Pontes e Álamo Saraiva (ambos da URCA). 


Este projeto conta ainda com o apoio da Reitoria da URCA e do Geopark Araripe. 

A proposta é uma resposta dos pesquisadores aos problemas relacionados à questão da segurança maior desse patrimônio, inclusive possibilitado a repatriação de fósseis. 

O software é uma poderosa ferramenta de identificação biométrica que pode ser utilizada em qualquer sítio arqueológico, pelo mundo, como uma ferramenta de controle local. 

O programa a ser apresentado deve se tornar uma ferramenta para esse tipo de trabalho, utilizada por pesquisadores de outras partes do Brasil e do mundo.

Post a Comment