20/04/2020

Por Redação Gazeta do Cariri

Os cursos de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato e na Unidade Descentralizada de Iguatu, mais uma vez recebem reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre os quatro melhores cursos do Estado e o 71º do Brasil, figurando entre os 100 melhores do País, através do Exame da Ordem Unificado (EOU). Este é o quarto ano consecutivo desse reconhecimento, possibilitando a URCA o selo OAB Recomenda dos últimos três anos. O Estado do Ceará ocupa atualmente o primeiro lugar por seccionais, com taxa de aprovação de 70% no exame. 

O resultado foi apresentado pelo Conselho Federal da Ordem de Advogados do Brasil (CFOAB), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A avaliação foi feita em 28 edições, realizadas entre os anos de 2010 e 2019. O índice de aprovação média do Estado fixou-se em 70%, na liderança nacional. 

São cinco instituições cearenses entre as 100 mais bem colocadas, de acordo com a taxa de aprovação média entre faculdades com mais de 100 inscritos, sendo três públicas e duas privadas. Incluindo a Universidade Federal do Ceará - 111 aprovados / 58,1%, com a 16ª posição; a Universidade Estadual do Vale do Acaraú - 59 aprovados / 45,7%, com a 40ª; a Faculdade Christus - 118 aprovados / 39,3%, com a 55ª, a Universidade Regional do Cariri - 132 aprovados / 34,6%; com a 71ª, e a Faculdade Sete de Setembro / 93 aprovados / 34,2%, com a 73ª. 

O Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, afirma que são 46 anos de criação e, esse resultado, que já acontece pelo quarto ano consecutivo, envolve os dois cursos de Direito. Ele também destaca os bons resultados em outros indicadores de aprovação em concursos e mestrados do País, com boas colocações da URCA. Em Crato, o curso funciona à tarde e à noite, com 811 alunos, regularmente matriculados, 395 à tarde e 416 à noite. Em Iguatu, está instalado há 16 anos, com 434 alunos regulares. 

Para o Reitor Lima Júnior, os cursos já fazem história na sua qualidade, e o de Crato é um dos que deram origem à universidade junto com os cursos da Faculdade de Filosofia do Crato. “Temos a presença da ação jurídica com grandes juízes, promotores, excelentes advogados, a partir do Cariri, nas cinco regiões brasileiras”, afirma. 

Curso em Crato 
O Coordenador do Curso de Direito da URCA em Crato, Professor Pedro Ivan Couto Duarte, ressalta que o curso foi brindado com o reconhecimento de estar entre as Faculdades que mais aprovam no Exame Unificado na OAB. Para o Departamento e Coordenação, é uma grande vitória que vem junto com o reconhecimento da mudança da política pedagógica e incentivo à produção científica de pesquisa e trabalhos. “A URCA, através das últimas administrações e da atual, vem promovendo e incentivando o aumento de Mestres e Doutores no Curso de Direito, e admitindo novos professores efetivos. A mudança para um campus completamente reformado foi um acréscimo ao incentivo e desenvolvimento dos alunos, que merecem os sinceros parabéns e reconhecimento pela luta e vitória nas aprovações junto a OAB”, avalia.

Unidade Descentralizada de Iguatu 
O Coordenador do Curso De Direito da URCA, da Unidade Descentralizada da Iguatu, Ismael Lopes de Araújo, vê com muita satisfação esse resultado, de que mais uma vez o curso figura dentre as 100 instituições de ensino jurídico do Brasil que mais aprovam no exame da OAB. Para ele, esse desempenho se dá pelo compromisso e a dedicação de todos os que fazem parte do curso, em Iguatu, desde alunos, professores e servidores. “Para nós que militamos no ensino jurídico, estarmos entre os melhores cursos do Brasil, entre públicos e privados, e se destacar, é um motivo de grande alegria”, disse. 

O Coordenador afirma que o curso de Direito de Iguatu, há algum tempo já é avaliado de forma individualizada em relação ao do Crato. “Temos o prazer de dizer que em momentos anteriores houve o reconhecimento da OAB, recebendo inclusive o selo de significância nacional, que é o OAB Recomenda, indicando o curso de Iguatu como um dos melhores do Brasil”, salienta.

Post a Comment