O vídeo de um médico que dança a música 'Asa Branca' com paciente em tratamento de Covid-19 viralizou nesta terça-feira (21) na internet, com mais de 262 mil visualizações. O profissional que aparece nas imagens e que fez a publicação nas redes sociais é o médico Pedro Diniz que atua no Hospital Universitário (HU) em Petrolina, no Sertão Pernambucano.

De acordo com o médico, a ideia da dança foi transmitir proximidade para a paciente e também proporcionar mais leveza para a equipe de saúde. "A ideia foi vencer as barreiras do isolamento físico social e emocional e ficar mais perto dela para transmitir cuidado. Como a relação terapêutica é sempre mútua, nós a ajudamos e ela nos ajudou". 

A paciente está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com o novo coronavírus, desde o dia 2 de abril, com previsão de alta nas próximas 48h. Para Pedro, o atendimento humanizado é ainda mais importante neste tipo de tratamento, já que os profissionais têm contato limitado com os pacientes.



"A humanização é sempre importante. Não há como separar cuidado técnico do humano. Isso foi um conceito falso criado ao longo do tempo. Nos tempos de pandemia pela Covid, onde o risco de transmissão é muito alto, essa humanização é ainda mais importante. Pois nós tornamos anônimos por causa dos EPI's".                     (G1 Petrolina)

Post a Comment